PROJETO AROEIRA – o feminino e os afetos na prática artística como pesquisa em teatro
Abstract
A pesquisa revela o Projeto Aroeira e sua metodologia de ensino. O Projeto de Extensão integra o Programa de Formação Teatral da Universidade Federal do Oeste da Bahia, ambos coordenados pelo autor do texto. O recorte do Projeto é feito entre os anos de 2016 e 2019. Nesse período, aulas de Teatro aconteceram para mulheres trabalhadoras rurais na comunidade de Coragina, no Oeste Baiano. Trata-se de uma experiência inédita: mulheres que nunca tinham feito, nem visto Teatro e um professor que nunca havia experimentado o Teatro com o perfil das aroeiras. Nasce, assim, o primeiro grupo teatral formado por trabalhadoras rurais no Oeste Baiano. É apresentada, nesta pesquisa, uma metodologia de ensino calcada na horizontalidade das relações, troca de saberes, confiança, afeto, intuição e autonomia das participantes, em que a memória foi impulso para criação artística, levando-se em conta o individual, o coletivo e o social das pessoas envolvidas e da comunidade rural. PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Teatro. Educação. Mulheres. Somática. Transformação.
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