PRÁTICAS ARTÍSTICAS E GESTO DECOLONIAL: uma experiência com o teatro lambe-lambe
Abstract
O ensaio traz um relato analítico da experiência com o teatro lambe-lambe, uma vertente do teatro de formas animadas (AMARAL, 2011; RANGEL, S., 2014), no âmbito do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Santo Amaro, entre os anos de 2017 e 2021, apresentando alguns desdobramentos decorrentes do ensino no formato remoto em atendimento ao necessário distanciamento social – em tempos de pandemia da Covid-19. O estudo enfoca a influência das manifestações artísticas e culturais locais, tendo como referência trabalhos apresentados pelos discentes, apontando para a perspectiva de gesto decolonial (MIGNOLO, 2014) em sua prática, e em um ambiente de forte tradição cultural – o Recôncavo Baiano. PALAVRAS-CHAVE: Ensino remoto. Gesto decolonial. Teatro de formas animadas. Teatro lambe-lambe.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).