PEDAGOGIA DA LONA: Teatro do Oprimido na Rede Municipal de Educação da cidade de Salvador

Authors

  • Taiana Souza Lemos Universidade Federal da Bahia

Abstract

Relato de experiência que apresenta três vivências relacionadas ao ensino de teatro na Escola Municipal Ivone Vieira Lima, utilizando o método Teatro do Oprimido (TO) como mecanismo de desenvolvimento de ensino/aprendizagem teatral. Discute sobre o cenário da educação pública de Salvador, cidade onde as experiências foram realizadas, utilizando o termo pedagogia da lona como metáfora às condições que cercam o ensino de Teatro e as vivências em TO na Rede Municipal. PALAVRAS-CHAVE: Teatro do Oprimido. Escola. Pedagogia da Lona.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Taiana Souza Lemos, Universidade Federal da Bahia

Mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/UFBA. Pesquisadora do Teatro e Estética do Oprimido e da Oprimida. Graduada em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora de Teatro da Rede Municipal de Ensino de Salvador e da Escola Experimental. É atriz, feminista negra, integrante do Coletivo das Lilliths, plataforma artística LGBTQI+ que visa a produção de trabalhos artísticos para o fortalecimento das identidades dissidentes e manutenção de possibilidades de criação e difusão artística. Trabalhou como atriz e Coordenadora Pedagógica da Nossos Trecos Trupe de Teatro em 2009/2016. Em 2006/2007 integrou o Grupo de Teatro do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, onde participou do Projeto Cuida Bem de Mim como atriz e monitora de oficinas teatrais, o espetáculo foi dirigido pelo Prof Drº Luiz Marfuz. Em 2008/2009 trabalhou junto à Cia. Axé do Theatro XVIII como atriz nos espetáculos Milagre na Baía e A comida de Nzinga, ambos dirigidos pela atriz e diretora baiana Rita Assemany. Em 2011 integrou o elenco do Projeto Trilogia Memórias: Um grito contra o silêncio e o esquecimento, coordenado pela Profa Drª Antônia Pereira. Integrou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal da Bahia-PIBID/UFBA.

Published

2020-02-06