RUÍNA DE ANJOS: um drama para uma cidade

Autores

  • Luiz Antônio Pereira de Sena Junior Universidade Federal da Bahia

Resumo

A partir da obra Ruína de Anjos, d’A Outra Companhia de Teatro, é traçado um panorama sobre a sua construção dramatúrgica, em diálogo com artistas-autores que se debruçaram sobre a reflexão da dramaturgia e/ou da encenação na contemporaneidade, especialmente ao mirar experiências cênicas que acontecem itinerantemente no espaço urbano, friccionando os campos do real e da ficção. O processo colaborativo, a dramaturgia em campo expandido, a encenação-paisagem são algumas das abordagens e dos conceitos discutidos neste relato de experiência sobre a escrita dramática que considera a cidade como um organismo vivo. PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas. Dramaturgia. Processo colaborativo. Teatro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antônio Pereira de Sena Junior, Universidade Federal da Bahia

Ator, diretor, dramaturgo e integrante d’A Outra Companhia de Teatro. Luiz Antônio Sena Jr. é bacharel em Artes Cênicas e mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia – UFBA, tendo como orientador o professor doutor João Alberto Lima Sanches.

Referências

ARAÚJO, Antonio. A gênese da vertigem: o processo de criação de o paraíso perdido. - São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2011 (Estudos; 294)

CARVALHO, Francis Wilker. Cidade-vista ou de como documentar uma poética da/na urbi. In: Seminário Virtual ATRAVESSAR: de como teatralizar uma cidade ou sobre tudo que cabe entre realidade e ficção. 2020a. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=eAOiNoWBBR8>. Acesso em 10/09/2020.

CARVALHO, Francis Wilker. Encenação-paisagem: uma cena que reivindica o mundo a céu aberto. Tese (Doutorado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2020b

LEITE, Janaína Fonte. Autoescrituras performativas: do diário à cena. -- 1. ed. -- São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017. (Estudos; 351)

LUBI, Luiz Fernando Marques. Como encarar o público na fronteira entre a realidade e a ficção? In: Seminário Virtual ATRAVESSAR: de como teatralizar uma cidade ou sobre tudo que cabe entre realidade e ficção. 2020a. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=58EAx96-LsA>. Acesso em 06/09/2020.

SÁNCHEZ, José A. Dramaturgia en el campo expandido. In: BELLISCO, Manuel; CIFUENTES, María José (org.). Repensar la dramaturgia: errancia y transformación. Centro Párraga, 2010. Centro de Documentación y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo (Cendeac), 2010

Downloads

Publicado

2020-12-29