Archives - Page 2
-
GÊNERO, ARTE E DIVERSIDADE
No. 41 (2018)A Edição número 41 do Cadernos do GIPE-CIT traz importantes e oportunos temas e questões amplamente debatidos por ocasião do I Encontro sobre Arte, Gênero e Diversidade, que teve lugar no Terreiro da Casa Branca, em Salvador, nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2018. O evento envolveu docentes e discentes do PPGAC/UFBA, do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/ UFBA), do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC/UFBA), do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (NEIM/UFBA), da Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e da Universidade Nacional Autônoma da Cidade do México (UNACM). O evento contou, ainda, com a participação, em mesas redondas e rodas de conversas, de representantes do Grupo de Mulheres do Alto das Pombas/ Salvador (GRUMAP), representantes do Terreiro da Casa Branca/ Salvador, além de reconhecidas atrizes da cena soteropolitana. Essa primeira versão do Arte Gênero e Diversidade teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/PROEX). Diverso não só no conteúdo, mas também em seu formato de organização, o Encontro acolheu conferências sobre (trans)feminicídios, riso, cena e feminilidade, negritude, oficinas de corpo, música e gênero, performances cênicas e musicais, reunindo pesquisadores, artistas e ativistas de questões tão oportunas e emergentes acerca da identidade de gênero. Dessa forma, a edição reúne abordagens sobre gênero e identidade de gênero, problematizadas na perspectiva dos debates feministas contemporâneos, impulsionadas por importantes diálogos com universos distintos; favorecendo profícuos intercâm-bios com teórica(o)s e/ou profissionais da música, do teatro e da performance. Organização/Comitê Editorial: Antônia Pereira Bezerra, Mariana Berlanga Gayón e Ana Flávia Hamad. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro
-
TEATRO DO OPRIMIDO: práticas político-pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”
No. 40 (2018)A Edição número 40 do Cadernos do GIPE-CIT traz como eixo temático Teatro do Oprimido: práticas Político-Pedagógicas - “Ensaios para a Revolução”, o mesmo das 6a Jornadas Internacionais de Teatro do Oprimido e Universidade (JITOU), que ocorreu na Universidade Federal da Bahia (UFBA), de 30 de julho a 01 de agosto de 2018. Esta edição do JITOU foi fruto da parceria do Grupo de Estudos em Teatro do Oprimido (GESTO) com a Escola de Teatro/ Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) e a Faculdade de Educação (FACED) da UFBA. Apresentamos aqui 14 textos de pesquisadoras/es, praticantes, educadoras/es e militantes de movimentos sociais que buscaram tecer análises críticas da realidade e criar linhas de luta, resistência e enfrentamento artístico-criativo contra as diversas formas de opressão social e o capitalismo. Organização: Antônia Pereira Bezerra, César Augusto Paro, Cilene Nascimento Canda e Licko Turle. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro.
-
O DISCURSO NEGRO NAS ARTES CÊNICAS - processos, pesquisas, poéticas e epistemes
No. 39 (2017)Qual é o discurso negro nas Artes Cênicas? Sim, qual é do discurso negro na cena? Essa é a provocação apresentada pela Edição número 39 (Ano 21, 2017.2) do Cadernos do GIPE- CIT: discutir e problematizar questões da poética negra em cena, inspiradas em valores das culturas negras, suas formas, iniciativas e estratégias. Através desta, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, junto com o seu Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas, busca refletir e revelar algumas das discussões e processos da afirmação negra no âmbito da cena, bem como apresentar um pequeno panorama de pesquisas, experiências e epistemologias negras tangentes ao ensino e ao fazer nas Artes Cênicas. Organização: Evani Tavares Lima, Fabrícia Dias e Régia Mabel Freitas. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro.
-
PEDAGOGIA DAS ARTES CÊNICAS
No. 38 (2017)Os textos reunidos na Edição número 38 (Ano 21, 2017.1) do Cadernos do GIPE-CIT foram construídos a partir dos trabalhos apresentados no IV Encontro Nacional de Pedagogia das Artes Cênicas, realizado entre os dias 18 e 21 de maio de 2017, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), uma iniciativa do Grupo de Trabalho Pedagogia das Artes Cênicas da ABRACE (Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas). Neste encontro, pesquisadores, artistas, professores e estudantes debateram sobre as políticas educacionais e a realidade do ensino do Teatro e da Dança na Educação básica, nas universidades e nas comunidades. Organização: Tiago Cruvinel, Vicente Concilio e Mariana Lima Muniz. Coordenação Editorial: Daniel Becker Denovaro.
-
PROCESSOS CRIATIVOS: dramaturgia, materiais e improvisação
No. 37 (2016)A Edição número 37 (Ano 20, 2016.2) do Cadernos do GIPE-CIT traz como foco o debate acerca de Processos Criativos, apresentando artigos de diferentes pesquisadores e pesquisadoras/artistas. Os textos abordam questões teórico-práticas e enriquecem as reflexões sobre os variados matizes do universo cênico, com seus diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Ana Pais e Gerson Praxedes
-
PROCESSOS CRIATIVOS: educação somática e afetos
No. 36 (2016)A Edição número 36 (Ano 20, 2016.1) do Cadernos do GIPE-CIT, tem como temática "Processos Criativos: educação somática e afetos" e apresenta treze artigos de diferentes pesquisadore/as (12 do Brasil e uma do exterior, Portugal) que atuam com dança, performance, pilates, propostas da “Escola Vianna”, teatro e outros. Os textos, selecionados pela íntima relação com a temática, exemplificam a sua complexidade ao abordarem questões teóricas e/ou práticas abarcando diferentes olhares, saberes e experiências. Organização: Alba Pedreira Vieira e Daniel Becker Denovaro.