A VINGANÇA DE RINGO: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará

Authors

  • Marton Sérgio Moreira Maués Universidade Federal do Pará
  • Priscila Romana Moraes de Melo Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este artigo discorre sobre o processo da montagem mais recente do grupo de teatro Palhaços Trovadores de Belém do Pará, o espetáculo A Vingança de Ringo, perpassando pelos seus 21 anos de trajetória. Em livre adaptação, a escolha do texto partiu de uma pesquisa do grupo através de leituras de um conjunto de peças do circo-teatro brasileiro, organizado pela pesquisadora Sula Mavrudis. Os palhaços aqui são os intérpretes, dando suas características às personagens, imprimindo assim, suas essências cômicas, no jogo que estabelece entre eles e o público. O espetáculo mostra-se como um diferencial no trabalho dos Palhaços Trovadores: a dramaturgia fez com que o grupo optasse por fazer novas experiências, utilizando cenário, entradas e saídas das personagens, divisão do espetáculo em atos e cores em tons terrosos e sépia. O trabalho também trouxe reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, utilizando como recurso cênico o travestimento. É em um bar de beira de estrada que vamos nos deparar com uma figura feminina que se traveste de homem para garantir a sobrevivência da sua família. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia do circo-teatro. Palhaços Trovadores. Processo de montagem. Atuação dos palhaços. Travestimento.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marton Sérgio Moreira Maués, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Letras pela UFPA, especialização em Arte-educação pela PUC de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É fundador do grupo de teatro Palhaços Trovadores, atuando como ator-palhaço e diretor.

Priscila Romana Moraes de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, mestra em artes pela Universidade Federal do Pará – UFPA, artista-pesquisadora, atriz-palhaça de Belém do Pará, integrante do grupo de teatro Palhaços Trovadores e do Núcleo de Pesquisa de Mulheres Cômicas de Belém: As Preciosas Ridículas.      

Published

2020-09-03