A VINGANÇA DE RINGO: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará

Autori

  • Marton Sérgio Moreira Maués Universidade Federal do Pará
  • Priscila Romana Moraes de Melo Universidade Federal da Bahia

Abstract

Este artigo discorre sobre o processo da montagem mais recente do grupo de teatro Palhaços Trovadores de Belém do Pará, o espetáculo A Vingança de Ringo, perpassando pelos seus 21 anos de trajetória. Em livre adaptação, a escolha do texto partiu de uma pesquisa do grupo através de leituras de um conjunto de peças do circo-teatro brasileiro, organizado pela pesquisadora Sula Mavrudis. Os palhaços aqui são os intérpretes, dando suas características às personagens, imprimindo assim, suas essências cômicas, no jogo que estabelece entre eles e o público. O espetáculo mostra-se como um diferencial no trabalho dos Palhaços Trovadores: a dramaturgia fez com que o grupo optasse por fazer novas experiências, utilizando cenário, entradas e saídas das personagens, divisão do espetáculo em atos e cores em tons terrosos e sépia. O trabalho também trouxe reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, utilizando como recurso cênico o travestimento. É em um bar de beira de estrada que vamos nos deparar com uma figura feminina que se traveste de homem para garantir a sobrevivência da sua família. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia do circo-teatro. Palhaços Trovadores. Processo de montagem. Atuação dos palhaços. Travestimento.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Marton Sérgio Moreira Maués, Universidade Federal do Pará

Professor Doutor da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (UFPA), licenciado em Letras pela UFPA, especialização em Arte-educação pela PUC de Minas Gerais, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). É fundador do grupo de teatro Palhaços Trovadores, atuando como ator-palhaço e diretor.

Priscila Romana Moraes de Melo, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, mestra em artes pela Universidade Federal do Pará – UFPA, artista-pesquisadora, atriz-palhaça de Belém do Pará, integrante do grupo de teatro Palhaços Trovadores e do Núcleo de Pesquisa de Mulheres Cômicas de Belém: As Preciosas Ridículas.      

##submission.downloads##

Pubblicato

2020-09-03

Fascicolo

Sezione

CADERNO