A VINGANÇA DE RINGO: o circo-teatro revisitado pelos palhaços trovadores de Belém do Pará
Résumé
Este artigo discorre sobre o processo da montagem mais recente do grupo de teatro Palhaços Trovadores de Belém do Pará, o espetáculo A Vingança de Ringo, perpassando pelos seus 21 anos de trajetória. Em livre adaptação, a escolha do texto partiu de uma pesquisa do grupo através de leituras de um conjunto de peças do circo-teatro brasileiro, organizado pela pesquisadora Sula Mavrudis. Os palhaços aqui são os intérpretes, dando suas características às personagens, imprimindo assim, suas essências cômicas, no jogo que estabelece entre eles e o público. O espetáculo mostra-se como um diferencial no trabalho dos Palhaços Trovadores: a dramaturgia fez com que o grupo optasse por fazer novas experiências, utilizando cenário, entradas e saídas das personagens, divisão do espetáculo em atos e cores em tons terrosos e sépia. O trabalho também trouxe reflexões sobre o papel da mulher na sociedade, utilizando como recurso cênico o travestimento. É em um bar de beira de estrada que vamos nos deparar com uma figura feminina que se traveste de homem para garantir a sobrevivência da sua família. PALAVRAS-CHAVE: Dramaturgia do circo-teatro. Palhaços Trovadores. Processo de montagem. Atuação dos palhaços. Travestimento.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).