O CALDO DA SOPA: a prática artística desenvolvida a partir da abordagem metodológica da prática como pesquisa durante a iniciação científica na graduação em artes cênicas da Escola de Teatro da UFBA

Authors

  • Veridiana Andrade Neves Universidade Federal da Bahia

Abstract

O presente artigo propõe a análise do processo de pesquisa e construção da cena A Sopa, fruto do projeto de iniciação científica, PIBIC, durante a graduação em Artes Cênicas na Escola de Teatro da UFBA. A discussão gira em torno da abordagem metodológica conhecida como Prática como Pesquisa, dos procedimentos advindos da mímica corporal dramática e da dramaturgia rapsódica. O processo de construção da cena foi baseado na utilização de colagens e montagens dos diversos elementos e aspectos do universo artístico, subjetivos e concretos, da atriz pesquisadora como partituras corporais cênicas, canções, memórias, poemas, imagens, ditos populares, falas de soteropolitanos nas ruas de Salvador, discursos políticos, uma panela e uma colher de pau, originando, assim, uma obra artística que é particular e que, ao mesmo tempo, revela o todo no qual está inserida, demonstrando como a Prática como Pesquisa potencializou o reconhecimento do corpo como fonte de produção de conhecimento, apontando caminhos e respostas para a pesquisa. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Mímica corporal dramática. Corporificação. Rapsódia.

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Author Biography

Veridiana Andrade Neves, Universidade Federal da Bahia

É atriz, professora de yoga e doutoranda e mestra pelo PPGAC/UFBA, no qual pesquisa as relações entre Teatro e Yoga sob a perspectiva do cuidado de si e as reverberações desse entrelaçamento quanto à expressividade cênica de artistas. É Bacharel em Interpretação Teatral e graduada em Direito pela UFBA. Veridiana é membro-fundadora do Nosotras coletivo teatral – grupo que pesquisa poéticas da cena relacionadas a corporeidade e experimentações audiovisuais. E-mail: veriandrade@gmail.com

Published

2022-12-30