BALANÇANDO A REDE DE TEATRO DO VELHO CHICO: diálogos e práticas da cena do interior da Bahia

Autores

Resumo

Este ensaio relata atividades relacionadas à Rede de Teatro do Velho Chico, uma organização artística do interior da Bahia, com olhar especial para o projeto Diálogos em Rede – Teorias e Práticas da Cena, curso de formação modular em Teatro, realizado em 2021, por meio de encontros semanais on-line. Através de pesquisa documental e bibliográfica, a experiência aqui relatada é apresentada como um caminho para a descentralização do fazer teatral, de diálogo, formação e fortalecimento do teatro do interior da Bahia. Ao celebrar 65 anos de existência da primeira escola de educação superior em Artes Cênicas do Brasil, a Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, é de extrema relevância enfatizar as experiências artísticas e formativas dos demais territórios de identidade, para além da capital e do Recôncavo baiano. O trabalho aborda ainda experiência de interiorização de princípios estéticos e pedagógicos do Teatro Negro. PALAVRAS-CHAVE: Teatro. Bahia. Interior. Velho Chico. Rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Lima de Souza, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola Municipal de Teatro Barreiras-BA e Socioeducador de Artes no Centro Educacional Catavento, Especialista em Estudos Contemporâneos em Dança e Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Teatro da UFBA. É editor assistente da Revista Metamorfose IHAC/UFBA, membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poéticas Tecnológicas: corpoaudio-visual (UFBA) e integrante da Rede de Teatro do Velho Chico. Investiga procedimentos corporais para a cena multimídia (www.teatromultimida.com.br) e aproxima desses procedimentos as práticas da mediação, crítica e historiografia teatral, como forma de gerar suas pró-prias metodologias e criações artísticas.

João Victor Soares, Universidade Federal da Bahia

Professor da Escola Municipal de Teatro de Barreiras-BA, Mestre em Artes Cênicas e Licenciado em Teatro pela Escola de Teatro da UFBA. Integra a Rede de Teatro do Velho Chico e é membro pesquisador do grupo ALDEIA: Núcleo de pesquisas afro-brasileiras em Artes, Tradições e Ensinagens na Diáspora (UFSB). Desenvolve pesquisas sobre pedagogias negrorreferenciadas em Artes Cênicas com destaque para seus projetos educacionais próprios, o MUSICENAFRO (2018) e AFROCENAR (2019), que geraram as respectivas mostras Escrito em Negro (2018) e Na minha melanina (2019).

Downloads

Publicado

2022-06-09