PRÁTICA COMO PESQUISA NA PESQUISA EM DANÇA: laboratório e cotidianidade como método de investigação

Autori

Abstract

Este artigo discorre sobre uma pesquisa em dança contemporânea realizada através da metodologia da Prática como Pesquisa. O objetivo do artigo é de detalhar o como a metodologia foi utilizada e aplicada na pesquisa, oferecendo exemplos de método, documentação e de exposição da investigação realizada. Após apresentar a epistemologia da Prática como Pesquisa a partir das considerações trazidas por Nelson (2013), Fernandes (2016) e Scialom (2021), evidenciamos junto com Fernandes et al. (2019) o como a práxis de Rudolf Laban foi fundamental para a pesquisa e realização de laboratórios. Ao situar os laboratórios como método de investigação, trazemos exemplos de como eles fomentaram uma investigação que articulou práticas cotidianas e movimento expressivo na criação do espetáculo de dança contemporânea uma cena só (2020). Além disso, é discutida, através de exemplos da pesquisa realizada, a importância da documentação em pesquisas de cunho prático, além da exibição e do compartilhamento de tais pesquisas. PALAVRAS-CHAVE: Prática como pesquisa. Laboratório. Processo criativo. Dança contemporânea.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Isabela Berto Tescarollo, Universidade Estadual de Campinas

É artista independente, pesquisadora em artes performativas e instrutora de Yoga (RYS 200h), formada no Bacharelado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2020). Interessada pelo campo da dramaturgia em dança contemporânea, desenvolveu pesquisa na área, a partir da qual criou o solo em dança contemporânea uma cena só (2020, FAPESP - processo 2018/1363-4). Também investiga as intersecções entre a dança e o cinema, produzindo obras audiovisuais. Site: https://isabelabt.com/. E-mail: bt.isabela@gmail.com

Melina Scialom, Hong Kong Academy for Performing Arts

É artista da dança, dramaturgista e pesquisadora da dança. É pós-doutora pelo PPG Artes da Cena (UNICAMP/FAPESP - processo 2016/08669-5), doutora em dança pela University of Roehampton (Reino Unido), Especialista em Estudos Coreológicos pelo Trinity Laban (Reino Unido), Mestre em Artes Cênicas pela UFBA, Bacharel e Licenciada em Dança pela UNICAMP. Foi pesquisadora do PPGAC UFBA (CAPES - processo 88887.569909/2020-00) e atualmente é professora da Hong Kong Academy for Performing Arts. E-mail: melinascialom@gmail.com

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-30