VESTÍGIOS: imersões do corpo nos sambaquis

Authors

  • Marta Soares Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Abstract

Este artigo é uma atualização em texto das etapas de pesquisa, processo de criação artística e montagem de Vestígios, bem como de suas sucessivas apresentações públicas. Trata-se de uma obra criada na interseção entre as linguagens da dança, da videoinstalação, da performance e da land art, em diálogo com o artista Robert Smithson. Vestígios resultou de uma experiência de pesquisa e criação desenvolvida por mais de três anos nos sambaquis, cemitérios indígenas pré-históricos localizados na região de Laguna, Santa Catarina, com ênfase nos seus aspectos históricos, espaço-temporais, monumentais e sagrados, levando em conta a pesquisa do arqueólogo Paulo De Blasis. A experiência aqui relatada se deu através de imersões físicas de longas durações realizadas nesse ambiente e de seus efeitos na imaginação corporal da sua criadora, a partir do conceito de devir, de Gilles Deleuze. PALAVRAS-CHAVE: Instalação coreográfica. Arqueologia material e imaterial. Memória. Temporalidade. Performance.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marta Soares, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

É performer e coreógrafa. Entre os seus trabalhos destacam-se: Les Poupées (Prêmio APCA 1997), O Banho (Prêmio APCA 2004), Vestígios (Prêmio APCA 2010), Deslocamentos e Bondages (Prêmio Denilto Gomes 2017). Recebeu a Bolsa para Artistas da Fundação Japão, através da qual estudou dança butô com Kazuo Ohno em Tóquio, e a Bolsa para Pesquisa e Criação Artística da Fundação John Simon Gugghenheim. É Mestre em Comunicação e Semiótica e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC/SP, onde lecionou no Programa Comunicação das Artes do Corpo (1999/2012). E-mail: marta.soares@uol.com.br

Published

2022-12-30