PROJETO CANGURU EM TEMPOS DE PANDEMIA: dança para bebês em sistema remoto

Autori

  • Juliana Costa Ribeiro Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5865-7353
  • Cristina da Conceição Resende Centro Estadual de Artes
  • Lais Mayara Silva Centro Estadual de Artes

Abstract

Este artigo tem como objetivo discutir os impactos da pandemia da COVID-19 no ensino e no cotidiano de famílias (adultos e bebês) participantes do Projeto Canguru – dança para bebês, ao migrarem de encontros presenciais para o ensino remoto e assíncrono. A metodologia desta investigação foi descritiva, com abordagem qualitativa. Trata-se de um relato de experiência realizado com base nas expectativas e percepções dos encontros presenciais, em confronto com as necessidades de adequação enfrentadas pelos professores e famílias atendidas durante o isolamento social. O relato se baseia também no conteúdo de entrevistas semiestruturadas e de avaliações que foram enviadas por participantes do projeto, geralmente pelo aplicativo Whatsapp, após a realização das aulas em suas residências. Como resultado, podemos verificar que as famílias que conseguiram se estruturar para manter a frequência nas atividades do projeto puderam estreitar ainda mais os vínculos com os seus bebês, utilizando as aulas de dança, ainda, como uma fuga da rotina em um período de confinamento. Todavia, é perceptível a falta das relações presenciais por todos os participantes do processo, principalmente no que se refere ao desenvolvimento social dos bebês, às trocas afetivas e ao intercâmbio de informações entre os adultos cuidadores. PALAVRAS-CHAVE: Dança para bebês. Pandemia. Ensino remoto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Juliana Costa Ribeiro, Universidade Federal da Paraíba

Professora lotada no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba; doutoranda no Doutoramento em Educação Artística da Universidade de Lisboa; mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, licenciada em Dança pela Faculdade Angel Vianna; coorde-nadora do Projeto Canguru – dança para bebês.

Cristina da Conceição Resende, Centro Estadual de Artes

Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba; especialista em Metodologia do Ensino das Artes – UniBF; professora efetiva da rede pública de ensino do município de Conde/PB; professora do Centro Estadual de Artes – CEARTE-PB; atua no Projeto Canguru – dança para bebês desde 2015.

Lais Mayara Silva, Centro Estadual de Artes

(Laís Luah) Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Paraíba; professora da rede de ensino particular de João Pessoa/PB e do Centro Estadual de Artes – CEARTE/PB; bailarina da Cenário Cia de dança; atua no Projeto Canguru – dança para bebês desde 2015.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-02-07