RUÍNA DE ANJOS: um drama para uma cidade

Auteurs

  • Luiz Antônio Pereira de Sena Junior Universidade Federal da Bahia

Résumé

A partir da obra Ruína de Anjos, d’A Outra Companhia de Teatro, é traçado um panorama sobre a sua construção dramatúrgica, em diálogo com artistas-autores que se debruçaram sobre a reflexão da dramaturgia e/ou da encenação na contemporaneidade, especialmente ao mirar experiências cênicas que acontecem itinerantemente no espaço urbano, friccionando os campos do real e da ficção. O processo colaborativo, a dramaturgia em campo expandido, a encenação-paisagem são algumas das abordagens e dos conceitos discutidos neste relato de experiência sobre a escrita dramática que considera a cidade como um organismo vivo. PALAVRAS-CHAVE: Artes Cênicas. Dramaturgia. Processo colaborativo. Teatro.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luiz Antônio Pereira de Sena Junior, Universidade Federal da Bahia

Ator, diretor, dramaturgo e integrante d’A Outra Companhia de Teatro. Luiz Antônio Sena Jr. é bacharel em Artes Cênicas e mestrando do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro/ Universidade Federal da Bahia – UFBA, tendo como orientador o professor doutor João Alberto Lima Sanches.

Références

ARAÚJO, Antonio. A gênese da vertigem: o processo de criação de o paraíso perdido. - São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2011 (Estudos; 294)

CARVALHO, Francis Wilker. Cidade-vista ou de como documentar uma poética da/na urbi. In: Seminário Virtual ATRAVESSAR: de como teatralizar uma cidade ou sobre tudo que cabe entre realidade e ficção. 2020a. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=eAOiNoWBBR8>. Acesso em 10/09/2020.

CARVALHO, Francis Wilker. Encenação-paisagem: uma cena que reivindica o mundo a céu aberto. Tese (Doutorado) Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2020b

LEITE, Janaína Fonte. Autoescrituras performativas: do diário à cena. -- 1. ed. -- São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017. (Estudos; 351)

LUBI, Luiz Fernando Marques. Como encarar o público na fronteira entre a realidade e a ficção? In: Seminário Virtual ATRAVESSAR: de como teatralizar uma cidade ou sobre tudo que cabe entre realidade e ficção. 2020a. Disponível em <https://www.youtube.com/watch?v=58EAx96-LsA>. Acesso em 06/09/2020.

SÁNCHEZ, José A. Dramaturgia en el campo expandido. In: BELLISCO, Manuel; CIFUENTES, María José (org.). Repensar la dramaturgia: errancia y transformación. Centro Párraga, 2010. Centro de Documentación y Estudios Avanzados de Arte Contemporáneo (Cendeac), 2010

Téléchargements

Publiée

2020-12-29