A SALA E A CENA: a importância pedagógica de processos criativos em dança e educação somática

Autores

  • Jussara Miller Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
  • Cora Miller Laszlo Universidade Estadual de Campinas

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões sobre a importância pedagógica dos processos criativos em dança e Educação Somática, em cursos para crianças, adolescentes e adultos, estimulando a autonomia e a singularidade de cada aluno. Desenvolvemos esta reflexão a partir dos seguintes eixos: (1) a prática artística e pedagógica das autoras como professoras/provocadoras da Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática para crianças, adolescentes e adultos; (2) o processo de autonomia do aluno-pesquisador a partir da sua singularidade e engajamento em seus diversos caminhos de dança, de tal maneira que a improvisação, as sequências e as possíveis consequências coreográficas são trabalhadas em aula e agem em sinergia; (3) a indissociabilidade entre técnica e criação, aspecto primordial da Técnica Klauss Vianna, para o despertar do corpo presente, bem como para a preparação do corpo cênico. Uma vez que a dança é uma arte do espetáculo; faz parte do seu campo de conhecimento a relação com o público, num constante fluxo de afetos, portanto, discutem-se, aqui, as características da prática da Técnica Klauss Vianna em sala e em cena, a partir das ações do professor enquanto provocador da pesquisa do aluno por meio da escuta do corpo e das sensorialidades do corpo presente. PALAVRAS-CHAVE: Processo criativo. Dança. Educação somática. Técnica Klauss Vianna.

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Biografia do Autor

Jussara Miller, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

PUC-SP

Cora Miller Laszlo, Universidade Estadual de Campinas

Unicamp

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Publicado

2020-02-06