A SALA E A CENA: a importância pedagógica de processos criativos em dança e educação somática
Résumé
O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões sobre a importância pedagógica dos processos criativos em dança e Educação Somática, em cursos para crianças, adolescentes e adultos, estimulando a autonomia e a singularidade de cada aluno. Desenvolvemos esta reflexão a partir dos seguintes eixos: (1) a prática artística e pedagógica das autoras como professoras/provocadoras da Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática para crianças, adolescentes e adultos; (2) o processo de autonomia do aluno-pesquisador a partir da sua singularidade e engajamento em seus diversos caminhos de dança, de tal maneira que a improvisação, as sequências e as possíveis consequências coreográficas são trabalhadas em aula e agem em sinergia; (3) a indissociabilidade entre técnica e criação, aspecto primordial da Técnica Klauss Vianna, para o despertar do corpo presente, bem como para a preparação do corpo cênico. Uma vez que a dança é uma arte do espetáculo; faz parte do seu campo de conhecimento a relação com o público, num constante fluxo de afetos, portanto, discutem-se, aqui, as características da prática da Técnica Klauss Vianna em sala e em cena, a partir das ações do professor enquanto provocador da pesquisa do aluno por meio da escuta do corpo e das sensorialidades do corpo presente. PALAVRAS-CHAVE: Processo criativo. Dança. Educação somática. Técnica Klauss Vianna.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).