A SALA E A CENA: a importância pedagógica de processos criativos em dança e educação somática

Auteurs

  • Jussara Miller Pontíficia Universidade Católica de São Paulo
  • Cora Miller Laszlo Universidade Estadual de Campinas

Résumé

O presente artigo tem o objetivo de fomentar reflexões sobre a importância pedagógica dos processos criativos em dança e Educação Somática, em cursos para crianças, adolescentes e adultos, estimulando a autonomia e a singularidade de cada aluno. Desenvolvemos esta reflexão a partir dos seguintes eixos: (1) a prática artística e pedagógica das autoras como professoras/provocadoras da Técnica Klauss Vianna de dança e educação somática para crianças, adolescentes e adultos; (2) o processo de autonomia do aluno-pesquisador a partir da sua singularidade e engajamento em seus diversos caminhos de dança, de tal maneira que a improvisação, as sequências e as possíveis consequências coreográficas são trabalhadas em aula e agem em sinergia; (3) a indissociabilidade entre técnica e criação, aspecto primordial da Técnica Klauss Vianna, para o despertar do corpo presente, bem como para a preparação do corpo cênico. Uma vez que a dança é uma arte do espetáculo; faz parte do seu campo de conhecimento a relação com o público, num constante fluxo de afetos, portanto, discutem-se, aqui, as características da prática da Técnica Klauss Vianna em sala e em cena, a partir das ações do professor enquanto provocador da pesquisa do aluno por meio da escuta do corpo e das sensorialidades do corpo presente. PALAVRAS-CHAVE: Processo criativo. Dança. Educação somática. Técnica Klauss Vianna.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Jussara Miller, Pontíficia Universidade Católica de São Paulo

PUC-SP

Cora Miller Laszlo, Universidade Estadual de Campinas

Unicamp

Téléchargements

Publiée

2020-02-06