EXPERIÊNCIA TEATRAL E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: fios e desafios para a educação estética na escola

Autores

  • Cilene Nascimento Canda FACED-UFBA

Resumo

Compreender a natureza da experiência estético-educativa em teatro e os desafios enfrentados por educadores nas escolas é o objetivo central deste texto. A experiência é entendida como vivência que toca o sujeito, o atravessa e o provoca a atribuir sentido ao que é apreciado ou vivido nas aulas de teatro. A educação estética é abordada como campo formativo que situa a sensibilidade como foco central da experiência, destacando a recepção cênica e o jogo teatral como caminhos significativos, dentre outros possíveis, para o ensino de teatro na escola. Para fins de reflexão, o texto é embasado por estudos e pesquisas de autores, como: Larossa Bondía (2002), John Dewey (1971), Ricardo Japiassu (2007), Flávio Desgranges (2003), Carmela Soares (2006), dentre outros. Apresenta-se como resultado da discussão de cunho teórico, a análise das potencialidades de experiências de ver e fazer teatro, bem como a compreensão do teatro enquanto experiência de produção de sentido, com especificidades próprias que precisam ser consideradas no cotidiano escolar.

Palavras-chave: Experiência. Educação estética. Ensino de Teatro.

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Biografia do Autor

Cilene Nascimento Canda, FACED-UFBA

Professora Adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. É coordenadora do Projeto de Extensão Balaio de sensibilidades (FACED/UFBA) e vice-coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Ludicidade (GEPEL).

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Publicado

2020-02-07