EXPERIÊNCIA TEATRAL E PRODUÇÃO DE SENTIDOS: fios e desafios para a educação estética na escola
Abstract
Compreender a natureza da experiência estético-educativa em Teatro e os desafios enfrentados por educadores nas escolas é o objetivo central deste texto. A experiência é entendida como vivência que toca o sujeito, o atravessa e o provoca a atribuir sentido ao que é apreciado ou vivido nas aulas de Teatro. A educação estética é abordada como campo formativo que situa a sensibilidade como foco central da experiência, destacando a recepção cênica e o jogo teatral como caminhos significativos, dentre outros possíveis, para o ensino de teatro na escola. Para fins de reflexão, o texto é embasado por estudos e pesquisas de autores como: Larossa Bondía (2002), John Dewey (1971), Ricardo Japiassu (2007), Flávio Desgranges (2003), Carmela Soares (2006), dentre outros. Apresenta-se como resultado da discussão de cunho teórico, a análise das potencialidades de experiências de ver e fazer Teatro, bem como a compreensão do teatro como experiência de produção de sentido, com especificidades próprias que precisam ser consideradas no cotidiano escolar. PALAVRAS-CHAVE: Experiência. Educação estética. Ensino de Teatro.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).