PIBID TEATRO UFPEL E JOGATINA DE CENAS: Entrelaçamento de ações entre universidade e escola

Autores

  • Maria Amélia Grimmler Netto

Resumo

O trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma ação conjunta, realizada entre dois projetos acadêmicos, que teve como foco a formação do(a) professor(a) pesquisador(a) da área de teatro e foi desenvolvida entre os anos de 2014 e 2015 na Universidade Federal de Pelotas, pela autora deste relato em conjunto com estudantes da graduação. Trata-se da fusão de ações de iniciação à docência, vinculadas ao PIBID Teatro UFPel e de iniciação à pesquisa, vinculadas ao projeto Jogatina: jogo de aprendizagem, teatro pós-dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro, realizadas por duas equipes de estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel. A Mostra de Cenas, a Escola de Espectadores e o Diálogo com um Mestre foram três ações realizadas em quatro escolas públicas da rede estadual de ensino da cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas nas escolas, com estudantes do Ensino Médio, exemplificam o entrelaçamento de ações entre Universidade e Escola, que é o foco do relato aqui apresentado.

Palavras-Chave: Pedagogia das Artes Cênicas. Licenciatura em Teatro. Iniciação à Docência. Formação de Professores. Pesquisa em Artes Cênicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Grimmler Netto

Artista cênica, professora e pesquisadora. Docente do Curso de Teatro-Licenciatura/UFPel, Pel-RS; Doutoranda do PPGAC/UFBA, SSA-BA; Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC/UFRGS, POA-RS; Licenciada em Educação Artística-Habilitação em Artes Cênicas pela UDESC, Florianópolis-SC

 

Downloads

Publicado

2020-02-07