PIBID TEATRO UFPEL E JOGATINA DE CENAS: Entrelaçamento de ações entre universidade e escola
Resumo
O trabalho apresenta um relato de experiência sobre uma ação conjunta, realizada entre dois projetos acadêmicos, que teve como foco a formação do(a) professor(a) pesquisador(a) da área de teatro e foi desenvolvida entre os anos de 2014 e 2015 na Universidade Federal de Pelotas, pela autora deste relato em conjunto com estudantes da graduação. Trata-se da fusão de ações de iniciação à docência, vinculadas ao PIBID Teatro UFPel e de iniciação à pesquisa, vinculadas ao projeto Jogatina: jogo de aprendizagem, teatro pós-dramático e suas contribuições para a pedagogia do teatro, realizadas por duas equipes de estudantes do Curso de Teatro-Licenciatura da UFPel. A Mostra de Cenas, a Escola de Espectadores e o Diálogo com um Mestre foram três ações realizadas em quatro escolas públicas da rede estadual de ensino da cidade de Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul. As atividades desenvolvidas nas escolas, com estudantes do Ensino Médio, exemplificam o entrelaçamento de ações entre Universidade e Escola, que é o foco do relato aqui apresentado. PALAVRAS-CHAVE: Pedagogia das Artes Cênicas. Licenciatura em Teatro. Iniciação à Docência. Formação de Professores. Pesquisa em Artes Cênicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).