O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM ARTISTA-PESQUISADOR-DOCENTE DISPARADO PELA DISCIPLINA DE IMPROVISAÇÃO

Autores

  • Tharyn Stazak Universidade Federal do Ceará

Resumo

Diante da multiplicidade de percepções, expectativas e posicionamentos dos ingressantes no Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - UFC, como possibilitar uma experiência inicial para que o estudante compreenda que ele é o principal responsável por tornar-se um artista-pesquisador-docente? As respostas obtidas a partir da prática como pesquisa são mediadas e organizadas junto a processos pedagógicos compartilhados com estudantes da disciplina de Improvisação, ofertada no semestre de ingresso. Os procedimentos desta pesquisa exploratória são organizados sistematicamente a partir de três eixos: princípios, procedimentos e produtos, aventando a possibilidade de se desenvolverem poéticas. Ao fazer da sala de aula um laboratório de ensaios, um espaço de pesquisa sistematizada sobre o si mesmo, sobre o trabalho criativo coletivo e sobre os desdobramentos pedagógicos, o professor dá um pequeno empurrão que coloca o estudante em movimento. Dessa forma, entregue a sua própria intuição neste movimento de conhecer e habitar um território, cada estudante é capaz de encontrar uma maneira de produzir-se a partir de seus próprios meios e matérias de constituição. PALAVRAS-CHAVE: Improvisação. Formação. Artista-pesquisador-docente.

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Biografia do Autor

Tharyn Stazak, Universidade Federal do Ceará

Professora do Curso de Teatro-Licenciatura do Instituto de Cultura e Arte, coordenadora de área do PIBID-Teatro e membro do Grupo de Trabalho das Licenciaturas da Universidade Federal do Ceará (UFC). É licenciada em Artes Cênicas e mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui experiência na área do ensino de Arte e do Teatro, com ênfase na pedagogia teatral

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Publicado

2020-02-06