O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE UM ARTISTA-PESQUISADOR-DOCENTE DISPARADO PELA DISCIPLINA DE IMPROVISAÇÃO
Resumen
Diante da multiplicidade de percepções, expectativas e posicionamentos dos ingressantes no Curso de Teatro Licenciatura da Universidade Federal do Ceará - UFC, como possibilitar uma experiência inicial para que o estudante compreenda que ele é o principal responsável por tornar-se um artista-pesquisador-docente? As respostas obtidas a partir da prática como pesquisa são mediadas e organizadas junto a processos pedagógicos compartilhados com estudantes da disciplina de Improvisação, ofertada no semestre de ingresso. Os procedimentos desta pesquisa exploratória são organizados sistematicamente a partir de três eixos: princípios, procedimentos e produtos, aventando a possibilidade de se desenvolverem poéticas. Ao fazer da sala de aula um laboratório de ensaios, um espaço de pesquisa sistematizada sobre o si mesmo, sobre o trabalho criativo coletivo e sobre os desdobramentos pedagógicos, o professor dá um pequeno empurrão que coloca o estudante em movimento. Dessa forma, entregue a sua própria intuição neste movimento de conhecer e habitar um território, cada estudante é capaz de encontrar uma maneira de produzir-se a partir de seus próprios meios e matérias de constituição. PALAVRAS-CHAVE: Improvisação. Formação. Artista-pesquisador-docente.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).