APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i73.50757Palavras-chave:
Línguas pluricêntricas, Descolonização do currículo, Competência plurilingue e intercultural, Consciência linguísticaResumo
Nesta apresentação, discutiremos como o tratamento pedagógico-didático do português como língua pluricêntrica (e na formação de professores) potencia mudanças de perspetiva de ensino-aprendizagem da língua em torno de três vertentes: i) o diálogo entre diferentes contextos de produção e circulação de saberes linguísticos, dando centralidade epistemológica às vozes do Sul Global; ii) a descolonização do currículo de línguas hegemónicas; e iii) o desenvolvimento da competência plurilingue e da consciência linguística como objetivos do ensino-aprendizagem de línguas, em vez de eleger uma normatividade excludente como objeto. Terminamos com uma apresentação do textos que compõem este número especial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2022-09-27
Como Citar
MENDES, E.; PIRIS, E. L.; RIBEIRO, J.; MELO-PFEIFER, S. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 328–337, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.50757. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/50757. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS