BRINCADEIRAS INFANTIS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DIATÓPICO E LÉXICO-SEMÂNTICO DE DENOMINAÇÕES PARA A “COBRA-CEGA” | CHILDREN ́S AMUSEMENT IN THE STATE OF SÃO PAULO: A DIATOPIC AND LEXICIAN-SEMANTIC STUDY OF DENOMINATIONS FOR COBRA-CEGA

Autores

  • Beatriz Aparecida Alencar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul
  • Aparecida Negri Isquerdo UFMS

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.v0i63.33762

Palavras-chave:

Dialetologia, Projeto ALiB, jogos e diversões infantis, cobra-cega, São Paulo

Resumo

Resumo: Este estudo analisa as denominações obtidas para a brincadeira em que uma criança, com os olhos vendados, tenta pegar as outras (COMITÊ NACIONAL DO PROJETO ALiB, 2001, p. 34), área semântica Jogos e Diversões Infantis. O universo da pesquisa compreendeu 188 inquéritos do Projeto ALiB realizados nas 37 localidades paulistas e 10 na área de controle, estas limítrofes à divisa estadual, com informantes selecionados segundo a metodologia do projeto ALiB. Para tanto, utilizaram-se os pressupostos da Dialetologia, da Lexicologia, da Semântica e da Etnolinguística, o que permitiu apurar que a variante cobra-cega foi a mais produtiva neste estudo, seguido por cabra-cega e que suas ocorrências se relacionam às características dos informantes e à história social das localidades em que foram documentadas.

Abstract: This study analyzes the denominations learned from a play in which a child is blindfolded and tries to catch the others (COMITÊ NACIONAL..., 2001, p. 34), Semantic area Games and Children's Amusement. The research universe is composed of 188 surveys from the ALiB Project conducted in 37 places of São Paulo and 10 of the control area, bordering the state border, with selected informants according to an ALIB methodology. In order to do so, the assumptions of Dialectic, Lexicology, Semantics and Ethnolinguistics were used, which helped to estabilish the “cobra-cega” variant more productive in this study, followed for “cobra-cega” and that its occurrences are related to the characteristics of the informants and the social history of the places where they were documented.

Keywords: Diaclectology; ALiB Project; Games and children’s amusement; Cobra-cega; São Paulo. 


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Publicado

2019-10-03

Como Citar

ALENCAR, B. A.; ISQUERDO, A. N. BRINCADEIRAS INFANTIS NO ESTADO DE SÃO PAULO: UM ESTUDO DIATÓPICO E LÉXICO-SEMÂNTICO DE DENOMINAÇÕES PARA A “COBRA-CEGA” | CHILDREN ́S AMUSEMENT IN THE STATE OF SÃO PAULO: A DIATOPIC AND LEXICIAN-SEMANTIC STUDY OF DENOMINATIONS FOR COBRA-CEGA. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 63, p. 3–23, 2019. DOI: 10.9771/ell.v0i63.33762. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/33762. Acesso em: 13 abr. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS / ARTICLES