APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S
DOI:
https://doi.org/10.9771/ell.i73.50757Parole chiave:
Línguas pluricêntricas, Descolonização do currículo, Competência plurilingue e intercultural, Consciência linguísticaAbstract
Nesta apresentação, discutiremos como o tratamento pedagógico-didático do português como língua pluricêntrica (e na formação de professores) potencia mudanças de perspetiva de ensino-aprendizagem da língua em torno de três vertentes: i) o diálogo entre diferentes contextos de produção e circulação de saberes linguísticos, dando centralidade epistemológica às vozes do Sul Global; ii) a descolonização do currículo de línguas hegemónicas; e iii) o desenvolvimento da competência plurilingue e da consciência linguística como objetivos do ensino-aprendizagem de línguas, em vez de eleger uma normatividade excludente como objeto. Terminamos com uma apresentação do textos que compõem este número especial.
Downloads
I dati di download non sono ancora disponibili.
##submission.downloads##
Pubblicato
2022-09-27
Come citare
MENDES, E.; PIRIS, E. L.; RIBEIRO, J.; MELO-PFEIFER, S. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 328–337, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.50757. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/50757. Acesso em: 22 nov. 2024.
Fascicolo
Sezione
DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS