APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/ell.i73.50757

Palabras clave:

Línguas pluricêntricas, Descolonização do currículo, Competência plurilingue e intercultural, Consciência linguística

Resumen

Nesta apresentação, discutiremos como o tratamento pedagógico-didático do português como língua pluricêntrica (e na formação de professores) potencia mudanças de perspetiva de ensino-aprendizagem da língua em torno de três vertentes: i) o diálogo entre diferentes contextos de produção e circulação de saberes linguísticos, dando centralidade epistemológica às vozes do Sul Global; ii) a descolonização do currículo de línguas hegemónicas; e iii) o desenvolvimento da competência plurilingue e da consciência linguística como objetivos do ensino-aprendizagem de línguas, em vez de eleger uma normatividade excludente como objeto. Terminamos com uma apresentação do textos que compõem este número especial.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Lopes Piris, Universidade Estadual Santa Cruz

Docente da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Brasil. Integrante do Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2).

 

Publicado

2022-09-27

Cómo citar

MENDES, E.; PIRIS, E. L.; RIBEIRO, J.; MELO-PFEIFER, S. APRESENTAÇÃO DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS: PERSPECTIVAS PARA O ENSINO E A FORMAÇÃO DE PROFESSORE(A)S. Estudos Linguísticos e Literários, Salvador, n. 73, p. 328–337, 2022. DOI: 10.9771/ell.i73.50757. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/50757. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ PLURICENTRISMO LINGUÍSTICO DO PORTUGUÊS