L’ÉTREINTE ANTHROPOLOGIQUE: réflexions sur le processus d’enseignement et d’apprentissage de l’anthropologie

Auteurs

  • María Elena Martínez-Torres Universidade Federal da Paraiba
  • Patrícia dos Santos Pinheiro Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5366-3447
  • Humberto Bismark Silva Dantas Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Mots-clés :

Enseignement de l’anthropologie, Dialogue entre les savoirs, Enseignement à distance

Résumé

Cet article vise à présenter des considérations théoriques et méthodologiques sur les stratégies
d’enseignement en anthropologie, sur la base des débats développés lors du cours “Transformation, corporalité et affection dans la création de connaissances académiques en temps  de crise”, un séminaire spécial lié à l’Université fédérale de Paraíba (UFPB) et organisé au premier semestre 2020
dans un format en ligne en raison de la pandémie de covid-19. Réfléchissant aux possibilités d’investigation qui découlent de la reconnaissance de l’affectivité et de l’approche d’autres formes de connaissance, nous  présentons un compte rendu descriptif et propositionnel de l’expérience de ce
cours, dans lequel nous avons mis en oeuvre et débattu de méthodologies qui prennent en compte ces aspects à la fois dans la salle de classe et dans
le travail sur le terrain. En conséquence, nous soulignons que l’espace de formation académique
basé sur l’expérimentation de perceptions, de réflexions et de partages qui réunissent les connaissances académiques formelles et les méthodes d’éducation populaire s’est avéré être une possibilité fructueuse, toujours en construction,
pour une réflexion critique et dialogique. 

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Bibliographies de l'auteur

María Elena Martínez-Torres, Universidade Federal da Paraiba

Doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professora-pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós-graduação em Antropologia Social, Campus Sudeste (Ciesas Sureste) no Chiapas, México. Professora visitante no Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal de Paraíba, Brasil. Associada no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA). Desenvolve pesquisa acerca de estratégias que atores sociais situados utilizam na construção, apropriação, uso, defesa e reconfiguração dos territórios materiais e imateriais a diferentes escalas; e das formas que a educação é parte da criação e defesa da autonomia territorial numa comunidade tsotsil dos Altos de Chiapas. Sua mais recente publicação: PALITOT, E. M.; MARTÍNEZ-TORRES. M. E. (2022). Procesos territoriales de los potiguara de Paraíba, Brasil. Desacatos. Revista De Ciencias Sociales, (70), 44–59.

Patrícia dos Santos Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com doutorado sanduíche na Universidade Cheikh Anta Diop, no Senegal. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB. Integrante da Aya Consultoria em arte, cultura e educação e coordenadora do projeto de extensão Histórias de Quilombo, desenvolvendo pesquisas na área de conflitos socioambientais, educação e políticas de reconhecimento quilombola. Integra o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais) e o grupo de pesquisas Antropoéticas (UFPel). Sua mais recente publicação: SILVA, A. B.; PINHEIRO, P. El lugar de los peritajes antropológicos para derechos territoriales de pueblos indígenas y comunidades afrodescendientes en Brasil. Desacatos (Ciesas), v. 70, p. 30-43, 2022.

Humberto Bismark Silva Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Capes/DS. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA PPGA/UFPB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (PPGA/UFPE), investigando perspectivas indígenas sobre educação, território e etnicidade. Sua mais recente publicação: TAPUIATARAIRIÚ, H. B.; POTIGUARA, J. F., et al. Experiências extensionistas entre a praia e a maré: construção de subsídios para o PGTA Potiguara na aldeia Coqueirinho/Marcação-PB. In: GONÇALVES, A. F.; ANDRADE, M. O.; TORRES, M. E. M.; VILLAR FILHO, O. C. (org.). Relações entre universidades e comunidades: o circuito da dádiva e a sustentabilidade dos territórios. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2021. 204p.

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Publiée

2023-12-20

Comment citer

Elena Martínez-Torres, M. ., dos Santos Pinheiro, P., & Bismark Silva Dantas, H. . (2023). L’ÉTREINTE ANTHROPOLOGIQUE: réflexions sur le processus d’enseignement et d’apprentissage de l’anthropologie. Caderno CRH, 36, e023025. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Numéro

Rubrique

Dossiê 1