Fluxo de Avaliação
FLUXO DE AVALIAÇÃO
O fluxo de avaliação dos textos segue às seguintes etapas:
1. Os textos submetidos à revista passam por uma análise inicial da equipe Técnica do periódico que irá observar se autor(a)cumpriu as normas editoriais no que diz respeito a formatação e envio dos elementos solicitados a submissão - Arquivos em separados contendo: título (até 70 caracteres), resumo (até 150 palavras) e palavras chaves (cinco) nos idiomas portguês, inglês e francês e, quando o texto em espanhol também nessa lingua; todos os autores identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras), ORCID. Observação de medidas que garantam o Blind Review - Avaliação por pares as cegas, de forma a evitar que as identidades dos autores e avaliadores sejam conhecidas um ao outro. Preenchimento do perfil completo de todos os autores no sistema OJS no momento da submissão inclusive informando o ORCID do autor. Envio do(s) arquivo(s) com gráficos e tabelas, gerados no programa original, que estão inseridos no texto. Nessa fase do fluxo cabe a devolução do texto solicitando adequação as normas.
2. A segunda etapa diz resepeito a análise inicial dos editores científicos e/ou Conselho de Redação, que
farão a apreciação do texto considerando a pertinência à política
editorial e a observância das outras normas editoriais não contempladas na primeira fase. A aceitação/rejeição do artigo,
nessa segunda etapa, não prevê emissão de pareceres e não implica
aprovação para publicação, mas o habilita para a terceira etapa - avaliação por pares;
3. A terceira etapa consiste na avaliação de mérito por dois pareceristas
ad hoc com competência na temática. O resultado dessa etapa poderá ser:
(a) aceitação integral; (b) aceitação condicionada a modificações
indicadas pelo(s) parecerista(s); (c) a indicação de não publicar; Na
oportunidade entraremos em contato com o(s) autor(es) para informar sobre o
resultado das avaliações e, caso necessário, indicar as alterações
determinadas pelos pareceristas ad hoc;
Observação: nos casos em que há divergência significativa entre as
conclusões dos pareceristas ad hoc, o texto será encaminhado para um
terceiro parecerista ad hoc;
4. Na quarta etapa, que supõe o êxito na etapa anterior, ou seja, a
indicação de publicação por dois pareceristas, o artigo é revisto e
editado pelos editores científicos que observam a estrutura, conteúdo e
forma e, ainda, podem indicar alterações. Nessa etapa, os editores
científicos, também, avaliam se as alterações efetivadas pelo(s)
autore(s) atendem às recomendações ou condições previstas nos
pareceres.
Observação: ressaltamos que nos casos em que não haja atendimento às
alterações indicadas pelos pareceristas ad hoc, o texto poderá ser
encaminhado para um terceiro parecerista ad hoc a critério dos editores
científicos, que também poderão deliberar pela sua não publicação;
Nos casos de aprovação na quarta etapa, os textos são encaminhados para
a revisão gramatical e normalização.