Sobre a Revista

Foco e Escopo

O CADERNO CRH – é uma revista de Ciências Sociais que aceita a colaboração livre de textos inéditos de reconhecido interesse acadêmico e atualidades das Ciências Sociais, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas. A partir de 2020, o volume 33 da revista passa a veicular os textos na forma de Publicação Contínua, exclusivamente on-line, com um único volume anual. Cada volume deverá publicar três Dossiês sobre temas específicos, organizados por autores de reconhecida experiência acadêmica e que represente contribuição original ao debate científico, sendo todos os textos submetidos ao processo de revisão pelos pares. Além do Dossiê, comporão o volume, artigos de livre submissão que não terão necessariamente vinculação aos temas dos dossiês e, resenhas.

Em ambos os casos é imprescindível que os trabalhos sejam enviados para os editores em sua forma final, apresentando consistência teórica, coerência quanto às fundamentações e alguma originalidade. Informações técnicas devem ser evitadas no corpo do texto e se limitarem ao fundamental. Os artigos não devem ser submetidos pelos autores a mais de um periódico nacional.

A publicação estará condicionada à emissão de pareceres pelos membros do Conselho de Redação e Editorial, garantindo-se o anonimato de autores e avaliadores. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo dos textos por parte da Editoria serão previamente acordadas com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os trabalhos forem entregues para composição final.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos passam inicialmente por uma conferência preliminar sobre os padrões exigidos para publicação (o não cumprimento das diretrizes resultará na interrupção deste processo), sendo encaminhados ao Conselho Editorial, que analisa a natureza do artigo e sua adequação à política editorial. , decidindo sobre referências. . Posteriormente, eles seguem para revisão por pares, garantindo o anonimato dos autores e consultores.

Periodicidade

Os itens da revista são publicados coletivamente, quando o número fica pronto. A periodicidade é quadrimestral.

Política de Acesso Livre

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

O periódico online é de acesso aberto e gratuito.

Indexação

  

       

 

 

   

icon

Fontes de Apoio

Histórico do periódico

CADERNO CRH é uma publicação de ciências sociais, que a partir de 2020, do volume 33, passa a veicular os textos na forma de Publicação Contínua, exclusivamente on-line, com um volume anual, organizada e editada pelo Centro de Recursos Humanos - CRH, em co-edição com a Editora da Universidade Federal da Bahia - EDUFBA, que reúne textos inéditos, de reconhecido interesse acadêmico e atualidade das ciências sociais, na forma de artigos, ensaios bibliográficos e resenhas críticas de livros recém publicados.

O Centro de Recursos Humanos é um órgão suplementar da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal da Bahia, de caráter interdisciplinar, voltado para a pesquisa, o ensino complementar e a extensão universitária na área das ciências sociais, criado em 1969, com a ambição de pensar criticamente a natureza e o caráter do desenvolvimento brasileiro e suas especificidades e heterogeneidades regionais, sintonizado com o melhor da reflexão das ciências sociais nacionais.

Em 2004 a revista consolida-se como revista nacional de periodicidade quadrimestral das ciências sociais. O alcance de seus objetivos acadêmicos reflete-se no apoio recebido de expressiva parcela da comunidade acadêmica nacional e mesmo internacional que tem colaborado como autores, coordenadores de dossiês, pareceristas, leitores e membros dos Conselhos, o que revela que o CADERNO CRH transcende marcos institucionais restritos, abrindo-se à rede de colaboradores nacionais e de centros estrangeiros, garantindo o processo regular de avaliação e de normas de publicação apoiado num corpo de revisores de notório saber.

A abreviatura de seu título é Cad. CRH, que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé e em referências e legendas bibliográficas.