ABRAÇO ANTROPOLÓGICO: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na Antropologia

Autores/as

  • María Elena Martínez-Torres Universidade Federal da Paraiba
  • Patrícia dos Santos Pinheiro Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5366-3447
  • Humberto Bismark Silva Dantas Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Palabras clave:

Afecto, Enseñanza virtual, Aprendizaje Antropológico, Autonomía, afecto, enseñanza virtual, enseñanza de la antropología, autonomia, conocimiento academico

Resumen

En este trabajo, construimos consideraciones teóricas y metodológicas sobre las estrategias de enseñanza en antropología desarrolladas a lo largo de la concepción e implementación del curso especial ‘Transformación, corporeidad y afecto en la creación de conocimiento académico en tiempos de crisis’,  llamado cariñosamente Abrazo Antropológico, realizado en el primer semestre de la pandemia de Covid-19 en la Universidad Federal de Paraíba, Brasil (UFPB). Muchas veces, la demanda de especialización en las ciencias ignora los vínculos afectivos, los saberes prácticos y corporales asi como las relaciones político-sociales imbrincados en la construcción de conocimiento presentes en el cotidiano de estudiantes y docentes. Reflexionando sobre las posibilidades de fomentar el reconocimiento de los afectos y la promoción de la autonomía en los espacios de formación académica, proponemos reelaborar elementos importantes a tener en cuenta en el aprendizaje científico realizado en el ámbito académico.

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Biografía del autor/a

María Elena Martínez-Torres, Universidade Federal da Paraiba

Doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professora-pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós-graduação em Antropologia Social, Campus Sudeste (Ciesas Sureste) no Chiapas, México. Professora visitante no Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal de Paraíba, Brasil. Associada no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA). Desenvolve pesquisa acerca de estratégias que atores sociais situados utilizam na construção, apropriação, uso, defesa e reconfiguração dos territórios materiais e imateriais a diferentes escalas; e das formas que a educação é parte da criação e defesa da autonomia territorial numa comunidade tsotsil dos Altos de Chiapas. Sua mais recente publicação: PALITOT, E. M.; MARTÍNEZ-TORRES. M. E. (2022). Procesos territoriales de los potiguara de Paraíba, Brasil. Desacatos. Revista De Ciencias Sociales, (70), 44–59.

Patrícia dos Santos Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com doutorado sanduíche na Universidade Cheikh Anta Diop, no Senegal. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB. Integrante da Aya Consultoria em arte, cultura e educação e coordenadora do projeto de extensão Histórias de Quilombo, desenvolvendo pesquisas na área de conflitos socioambientais, educação e políticas de reconhecimento quilombola. Integra o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais) e o grupo de pesquisas Antropoéticas (UFPel). Sua mais recente publicação: SILVA, A. B.; PINHEIRO, P. El lugar de los peritajes antropológicos para derechos territoriales de pueblos indígenas y comunidades afrodescendientes en Brasil. Desacatos (Ciesas), v. 70, p. 30-43, 2022.

Humberto Bismark Silva Dantas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Capes/DS. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA PPGA/UFPB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (PPGA/UFPE), investigando perspectivas indígenas sobre educação, território e etnicidade. Sua mais recente publicação: TAPUIATARAIRIÚ, H. B.; POTIGUARA, J. F., et al. Experiências extensionistas entre a praia e a maré: construção de subsídios para o PGTA Potiguara na aldeia Coqueirinho/Marcação-PB. In: GONÇALVES, A. F.; ANDRADE, M. O.; TORRES, M. E. M.; VILLAR FILHO, O. C. (org.). Relações entre universidades e comunidades: o circuito da dádiva e a sustentabilidade dos territórios. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2021. 204p.

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Publicado

2023-12-20

Cómo citar

Elena Martínez-Torres, M. ., dos Santos Pinheiro, P., & Bismark Silva Dantas, H. . (2023). ABRAÇO ANTROPOLÓGICO: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na Antropologia. Caderno CRH, 36, e023025. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Número

Sección

Dossiê 1