Diretrizes aos autores

A revista aceita os seguintes tipos de contribuições

Dossiê temático - o editor convidado (organizador do dossiê) solicita aos autores que encaminhem artigos originais relativos à temática previamente decidida, conforme o planejamento da revista, deliberando sobre a sua publicação com base em pareceres.

Artigos originais por demanda livre - Os textos passam inicialmente por uma conferência preliminar relativa às normas exigidas para publicação (o não cumprimento das orientações implicará na interrupção desse processo), sendo remetidos ao Conselho de Redação, que analisa a natureza do artigo e sua adequação à política editorial, deliberando sobre encaminhamentos. Posteriormente seguem para avaliação de pareceristas, garantindo anonimato de autores e consultores.

Os artigos (dossiê e demanda livre) podem sofrer eventuais modificações de forma ou conteúdo pela Editora, mas essas devem ser previamente acordadas pelos autores. A revista não aceita acréscimos ou modificações dos autores após iniciado o processo de composição final.

Ensaios bibliográficos e resenhas - podem se originar tanto de demanda livre como por convite, garantindo o fluxo da programação. O Conselho Editorial e o editor de resenhas decidem quanto à publicação, levando em conta temática, atualidade e qualidade.

NORMAS EDITORIAIS

•   Os textos deverão ter em torno de 30 páginas em espaço duplo, incluindo notas, tabelas, gráficos e referências bibliográficas. Devem ser enviados completos e revisados pelo autor através do site www.cadernocrh.ufba.br em Word (fonte Times New Roman, corpo 12). No caso das resenhas de livros os textos devem ter no máximo seis páginas. O dossiê deverá ficar em torno de 180 páginas.

•  A página inicial (em separado) deve indicar: título do artigo (até 70 caracteres); nome do (s) autor(es); resumo, abstract e resumé do artigo (em torno de 150 palavras) e cinco palavras-chave. O resumo deve apresentar objetivos, métodos e conclusões do texto. Todos os autores devem ser identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras).

• Os textos devem ter no máximo três níveis de intertítulos, assim hierarquizados: 1º INTERTÍTULO - MAIÚSCULAS em negrito; 2º Intertítulo - apenas as Iniciais Maiúsculas e em negrito; 3º Intertítulo - apenas Iniciais em Maiúscula e tipo itálico.

• As notas são substantivas e não bibliográficas e dizem respeito a informações e/ou comentários complementares. Não devem ultrapassar cinco linhas.

• As citações textuais devem aparecer “entre aspas” e não se utilizará nem negrito nem itálico para este fim.

• Uso de itálicas - as itálicas devem ser usadas para ressaltar conceitos que se constituem em idéias-força que o autor quer destacar. Em nenhum caso deverá usar-se negrito ou sublinhado para este fim. As itálicas se aplicam também a todo termo estrangeiro que o autor utiliza no texto.
• Os números cardinais que se referem a enumerações se escrevem em letras, excetuando-se datas, anos de idade, tabelas e gráficos, volumes ou páginas; quando estão seguidos de unidades de medida; e quando correspondem a porcentagens. Nenhum parágrafo deve começar por um número escrito em cifras.

• Gráficos e tabelas devem ser enviados separados do arquivo do texto, numa versão em preto e branco e dentro da mancha da revista, indicando o lugar de sua inclusão no texto.

• As citações bibliográficas devem obedecer às normas da ABNT - NBR 10520, incluindo-as no texto. Ex. (Martins, 1986) Quando aparecem entre aspas deve-se acrescentar o número da página Ex.: (Martins, 1986, p. 95). Vários documentos de um mesmo autor com datas iguais devem ser distinguidos mediante acréscimo de letras minúsculas em ordem alfabética. (Ex.: Martins, 1986a) (Martins, 1996b). A referência as ideias de um autor (es) no texto, sem sua transcrição, segue o exemplo. Ex.: (Cf. Martins, 1986). Antes de enviar o texto o autor deve compatibilizar as citações com as referências bibliográficas.

• As referências bibliográficas ao final do artigo seguem a ordem alfabética pelo sobrenome do autor (maiúscula), nome, título, subtítulo (se houver), edição, local, editora, data da publicação, página e/ou volume, obedecendo às normas da ABTN, conforme exemplos abaixo:
 LIVRO
EDER, K. A nova política de classes. São Paulo: EDUSC, 2002. 362p.
Livro de vários autores
DONIOL-SHAW, G. et al. Les plans d´égalité professionnelle: Étude/Bilan, 1983-1988. Paris: La Documentation Française, 1989.
Capítulo de livro

DINIZ, E. De Sarney a Collor: as metamorfoses da agenda pública. In: DINIZ, E. Crise, reforma do Estado e governabilidade. Rio de janeiro: Editora da Fundação Getúlio Vargas, 1997. p. 113-138.

Artigo em coletânea organizada pelo autor

ZICCARDI, Alicia. Las ciudades y la cuestión social. In: ZICCARDI, Alicia (Org.) Pobreza, desigualdad social y ciudadanía. Los limites de las políticas sociales en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, 2001. p. 85-126. (Colección grupos de trabajo).

Artigo em coletânea organizada pelo autor em conjunto com outro

HIRATA, H. Apresentação à edição brasileira. In: MRUANI, M;  HIRATA, H. (Orgs.) As novas fronteiras da desigualdade: homens e mulheres no mercado de trabalho. São Paulo: SENAC Editora. 2003. p. 15-20.

Artigo em coletânea organizada por outro autor
SILVA, Léa da. Somos todos iguais? In: LOVELL, P. (Org.) Desigualdade racial no Brasil contemporâneo. Belo Horizonte: UFMG/CEDEPLAR, 1991. p.161-170.

Artigo em revista
HIRSCH, J. Políticas Ambientais Globais. Caderno CRH, Salvador, Centro de Recursos Humanos da UFBA, n.35, p.107-122, jul./dez. 2001.

Tese acadêmica
JESUS, S.C.S. A crise do ‘habitus’ fordista: um estudo do processo de reestruturação do Banco do Brasil. 2003. 154 p. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia.

Obras consultadas por meio eletrônico
BOYER, R. Existe una crisis del Estado de bienestar? Estudio comparativo de la politica social de Francia. In: OIT. Organización Internacional del Trabajo. 2002. Disponível em http://www.ilo.com/ses. Acesso em: 01.11.2003

Seminários e congressos

SANTOS, Milton. Inovação metropolitana e economia segmentada. In: SEMINÁRIO METROPOLIZAÇÃO E SEDE URBANA- PERSPECTIVA DOS ANOS 90. Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: IPPUR/CNPq. 1990.

Indicação de edição original a obra (quando necessário)
No corpo do texto: (Durkheim, [1895] 1989).
Observação: A data entre colchete indica o ano de publicação original da obra. Ela só é indicada na primeira citação da obra no texto. Nas seguintes registra-se apenas a data da edição consultada pelo autor. Ex.: (Durkheim, 1989) (N.E.)
Nas referências bibliográficas:
Durkheim, Émile. A divisão do trabalho social. 1ª edição [1895]. Lisboa: Editorial Presença Ltda, 1989.


Obra em outro idioma

Não traduzir dados de referência, cf. GOFFMAN (1961) no exemplo acima.

 

Dossiê - Introdução

* Introdução que deverá ter no máximo entre 5 (cinco) e 7 (sete) páginas, em espaço duplo, em Word, fonte Times New Roman - corpo 12


* Deverá apresentar conteúdo científico relevante (análise, comentários), indo além da apresentação dos artigos publicados, devendo conter inclusive os nomes dos autores, filiação institucional, título próprio diferente do título da sessão (Dossiê-Introdução), citações e referências bibliográficas.

Fazer uma nova submissão para a seção Dossiê - Introdução.

Resenha

NORMAS PARA PRODUÇÃO DE RESENHAS ACADÊMICAS E SUAS DIFERENÇAS EM RELAÇÃO À CRÍTICA LITERÁRIA

 

A resenha requer de quem a elabora, exigências tais como:

  • Competência de leitura;
  • Capacidade de juízo crítico para distinguir claramente o essencial do supérfluo;
  • Conhecimento completo da obra;
  • Independência de juízo para ler, expor e julgar com isenção de preconceitos, simpatias ou antipatias (imparcialidade≠ objetividade);
  • Correção e urbanidade, respeitando sempre a pessoa do autor e suas intenções (a crítica é ao conteúdo do texto);
  • Fidelidade ao pensamento do autor.

A resenha deve apresentar:

  • Caráter crítico que aportem novos conhecimentos além do simples resumo de uma obra;
  • A referência completa do livro resenhado, sempre precedendo o texto em si;
  • Nome completo do resenhista, sua filiação institucional;
  • Título próprio diferente do título da obra;
  • a avaliação emitida procura contrabalancear aspectos positivos e negativos da publicação;
  • o livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional e deverá ter sido publicado até o ano anterior a submissão da resenha;
  • parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido;
  • A resenha não deve ultrapassar 7 páginas em espaço duplo, incluindo as referências bibliográficas, em Word (fonte Times New Roman, corpo 12).;
  • O resenhista deverá introduzir na resenha citações e referências bibliográficas, para dar sustentação ao seu argumento;

 Movimento retórico da resenha:

1) A apresentação e avaliação inicial do livro.

2) Avaliação do livro (comparação com outras obras do autor ou de outros especialistas);

3) Recomendação final sobre o livro;

4) Descreve-se a organização geral do livro e/ou;

5) Especifica-se o assunto de cada parte e/ou ;

6) Avaliam-se partes específicas do livro

7) Recomenda-se o livro ou

8)Recomenda-se o livro com restrições ou

9)Desaconselha-se o livro .

Elaboração propriamente da resenha:

  • De que trata o livro?
  • De que modo o assunto é abordado?
  • E com que objetivos?
  • A quem se dirige? O leitor irá achá-lo útil?
  • Quem o escreveu?
  • Tem o livro alguma característica especial?
  • Que conhecimentos prévios são exigidos para entendê-lo?
  • O tratamento dado ao tema é compreensivo?
  • O livro foi escrito de modo interessante e agradável?
  •  As ilustrações foram bem escolhidas?
  • O livro foi bem organizado?
  • Que resulta da comparação dessa obra com outras similares (caso existam) e com outros trabalhos do mesmo autor?

Conclusão:

  • A Resenha possui grande importância no meio científico, como contribuinte no desenvolvimento do conhecimento, uma vez que compila informações sobre bibliografias publicadas emitindo um juízo de valor, o que vem a auxiliar na escolha da leitura.
  • Um dos fatores mais importantes e indispensáveis na elaboração de uma resenha vem a ser a ética profissional do resenhista.

Fazer uma nova submissão para a seção Resenha.

 

FLUXO DE AVALIAÇÃO

O fluxo de avaliação dos textos segue às seguintes etapas:

1. Os textos submetidos à revista passam por uma análise inicial da equipe Técnica do periódico que irá observar se autor(a)cumpriu as normas editoriais no que diz respeito a formatação e envio dos elementos solicitados a submissão - Arquivos em separados contendo: título (até 70 caracteres), resumo (até 150 palavras) e palavras chaves (cinco) nos idiomas portguês, inglês e francês e, quando o texto em espanhol também nessa lingua; todos os autores identificados com endereço institucional e residencial completo, telefones, email e sinopse curricular (dados sobre formação acadêmica, afiliação institucional e principal publicação. Até 150 palavras), ORCID. Observação de medidas que garantam o Blind Review - Avaliação por pares as cegas, de forma a evitar que as identidades dos autores e avaliadores sejam conhecidas um ao outro. Preenchimento do perfil completo de todos os autores no sistema OJS no momento da submissão inclusive informando o ORCID do autor. Envio do(s) arquivo(s) com gráficos e tabelas, gerados no programa original, que estão inseridos no texto. Nessa fase do fluxo cabe a devolução do texto solicitando adequação as normas.

2. A segunda etapa diz resepeito a análise inicial dos editores científicos e/ou Conselho de Redação, que
farão a apreciação do texto considerando a pertinência à política
editorial e a observância das outras normas editoriais não contempladas na primeira fase. A aceitação/rejeição do artigo,
nessa segunda etapa, não prevê emissão de pareceres e não implica
aprovação para publicação, mas o habilita para a terceira etapa - avaliação por pares;

3. A terceira etapa consiste na avaliação de mérito por dois pareceristas
ad hoc com competência na temática. O resultado dessa etapa poderá ser:
(a) aceitação integral; (b) aceitação condicionada a modificações
indicadas pelo(s) parecerista(s); (c) a indicação de não publicar; Na
oportunidade entraremos em contato com o(s) autor(es) para informar sobre o
resultado das avaliações e, caso necessário, indicar as alterações
determinadas pelos pareceristas ad hoc;
Observação: nos casos em que há divergência significativa entre as
conclusões dos pareceristas ad hoc, o texto será encaminhado para um
terceiro parecerista ad hoc;

4. Na quarta etapa, que supõe o êxito na etapa anterior, ou seja, a
indicação de publicação por dois pareceristas, o artigo é revisto e
editado pelos editores científicos que observam a estrutura, conteúdo e
forma e, ainda, podem indicar alterações. Nessa etapa, os editores
científicos, também, avaliam se as alterações efetivadas pelo(s)
autore(s) atendem às recomendações ou condições previstas nos
pareceres.

Observação: ressaltamos que nos casos em que não haja atendimento às
alterações indicadas pelos pareceristas ad hoc, o texto poderá ser
encaminhado para um terceiro parecerista ad hoc a critério dos editores
científicos, que também poderão deliberar pela sua não publicação;

Nos casos de aprovação na quarta etapa, os textos são encaminhados para
a revisão gramatical e normalização.