CORPORAÇÕES, ESTRATÉGIAS E INSTITUIÇÕES: uma análise da Nissan no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.58699Palabras clave:
Estratégia Corporativa, Inovar-Auto, Instituições, Nissan, Setor AutomotivoResumen
Este artigo analisa a trajetória da Nissan com o propósito de avançar na construção de um modelo de análise das estratégias tendenciais de lucro das Original Equipment Manufacturers (OEMs) automotivas, as quais vêm passando, nas últimas décadas, por um profundo processo de desverticalização da manufatura e de reestruturação do seu modelo de negócios. A questão de fundo a ser respondida é entender como processos de inovação e diversificação de produtos são definidos e incluídos no âmbito das estratégias de lucro das corporações automotivas e de que forma isso se coaduna com a restruturação do mercado automotivo. Os resultados apontam que as multinacionais automotivas não se reorganizam e não se valem das mesmas estratégias de ação e que elas, em contextos de regulação institucional, como na fase de vigência do programa Inovar-Auto no Brasil, demonstram capacidade de se adaptar às conjunturas e regras locais.
Descargas
Citas
ANDERSON, E. Nissan’s Keiretsu, 1956-1970. Business and Economic History On-Line, [s. l.], v. 5, 2007. Disponível em: https://thebhc.org/sites/default/files/anderson.pdf. Acesso em: 15 dez. 2023.
BANDELJ, N. Embedded Economies: Social Relations as Determinants of Foreign Direct Investment in Central and Eastern Europe. Social Forces, [Oxford], n. 81, n. 2, p. 411- 444, Dec. 2002.
CARMO, M. do; SACOMANO NETO, M.; DONADONE, J. C. Financialization in the Automotive Industry: Capital and Labour in Contemporary Society. London: Routledge, 2021. v. 1.
CARMO, M. do; SACOMANO NETO, M.; DONADONE, J. C. Financialization in the Automotive Industry: Shareholders, Managers, and Salaries. Journal of Economic Issues, [Abingdon], v. 53, n. 3, p. 841-862, 2019.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
CHANDLER JR., A. D. The Emergence of Managerial Capitalism. In: GRANOVETTER, M.; SWEDBERG, R. (ed.). The Sociology of Economic Life. Oxford: Westview Press, 1992. p. 131-158.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 4. ed. Porto Alegre: Penso Editora, 2015.
CROUCH, C. The strange non-death of neo-liberalism. Cambridge: Polity Press, 2013.
DAVIS, G. F. Firms and Environments. In: SMELSER, N. J.; SWEDBERG, R. (ed.). The Handbook of Economic Sociology. Princeton: Princeton University Press, 2005. p. 478-502.
DICKEN, P. Mudança global: mapeando as novas fronteiras da economia mundial. Porto Alegre: Artmed, 2010.
DIMAGGIO, P. J.; POWELL, W. W. A Gaiola de Ferro Revisitada: isomorfismo institucional e racionalidade coletiva nos campos organizacionais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 74-89, abr./jun. 2005.
DOBBIN, F.; BAUM, J. Introduction. In: DOBBIN, F.; BAUM, J. (ed.). Economics Meets Sociology in Strategic Management. Leeds: Emerald Publishing, 2000. p. 1-26.
FLIGSTEIN, N. The architecture of markets: An economic sociology of twenty-first century capitalist societies. Princeton: Princeton University Press, 2001.
FLIGSTEIN, N. Habilidade Social e a Teoria dos Campos. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 47, n. 2, p. 61-80, abr./jun. 2007.
FLIGSTEIN, N. The transformation of corporate control. Cambridge: Harvard University Press, 1990.
FLIGSTEIN, N.; DAUTER, A Sociologia dos Mercados. Caderno CRH, Salvador, n. 66, p. 481-504, set./dez. 2012.
FLIGSTEIN, N.; DAUBER, K. Structural Change in Corporate Organization. Annual Review of Sociology, [Palo Alto], v. 15, n. 1, p. 77-96, 1989.
FLIGSTEIN, N.; MCADAM, D. A Theory of Fields. Oxford: Oxford University Press, 2012.
FUJIMOTO, H. After Ghosn, Nissan’s ‘keiretsu’ suppliers back in the hot seat. Nikkei Asia, [s. l.], 9 nov. 2019. Disponível em: https://asia.nikkei.com/Business/Companies/After-Ghosn-Nissan-s-keiretsu-suppliers-backin-the-hot-seat. Acesso em: 14 dez. 2023.
GEREFFI, G.; FERNANDEZ-STARK, K. Global Value Chain Analysis: A Primer. Center on Globalization, Governance & Competitiveness (CGGC). Durham: Duke University, 2011.
HALL, P. A.; SOSKICE, D. Varieties of Capitalism: The Institutional Foundations of Comparative Advantage. Oxford: Oxford University Press, 2001.
HANADA, M. Nissan: Restructuring to Regain Competitiveness. In: FREYSSENET, M.; SHIMIZU, K.; VOLPATO, G. (ed.). One Best Way? Trajectories and Industrial Models of the World’s Automobile Producers. Oxford: Oxford University Press, 1998. p. 91-108.
HERRIGEL, G. Manufacturing Possibilities: Creative Action and Industrial Recomposition in the US, Germany and Japan. Oxford: Oxford University Press, 2010.
HERRIGEL, G.; ZEITLIN, J. Inter-Firm Relations in Global Manufacturing: Disintegrated Production and Its Globalization. In: MORGAN, G. et al. (ed.). The Oxford Handbook of Comparative Institutional Analysis. Oxford: Oxford University Press, 2010. p. 527-564.
KUMON, H. Nissan: From a Precocious Export Policy to a Strategic Alliance with Renault. In: FREYSSENET, M.; SHIMIZU, K.; VOLPATO, G. (ed.). Globalization or Regionalization of the American and Asian Car Industry? London: Palgrave Macmillan, 2013. p. 144-162.
IGUCHI, H. Unfinished Business: Ayukawa Yoshisuke and U.S.-Japan Relations, 1937–1953. Cambridge, MA: Harvard University Press, 2003.
LIMA, R. From Back in the Race to Push to Pass: estratégias de lucro da PSA Peugeot-Citroën. Civitas, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 119-132, jan./abr. 2020.
LIMA, R.; SANTOS, R. Forjando a política automotiva brasileira: incumbentes e desafiantes na construção do programa INOVAR-AUTO. Revista Pós Ciências Sociais, São Luis, v. 18, n. 2, p. 355-80, maio/ago. 2021.
LIMA, R.; DULCI, J. Trabalhando sem a Ford: política industrial e ação corporativa em São Bernardo do Campo. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 36, n. 107, p. e3610709, 2021.
LUNG, Y. The changing geography of the European automobile system. International Journal of Automotive Technology and Management, [s. l.], v. 4, n. 2/3, p. 137-165, 2004. Supplement.
MORGAN, G. Introduction. In: MORGAN, G.; R. WHITLEY, R.; MOEN, E. (ed.). Changing Capitalisms? Internationalization, Institutional Change, and Systems of Economic Organization. New York: Oxford University Press, 2005. p. 1-18.
MORGAN; G.; KRISTENSEN, P. H. The Comparative Analysis of Capitalism and the Study of Organizations. In: ADLER, P. et al. (ed.). The Oxford Handbook of Sociology, Social Theory, and Organization Studies: Contemporary Currents. New York: Oxford University Press2014. p. 220-248.
NAYEBPOUR, M. R.; SAITO, A. Toyota vs. Nissan: a contrast in Culture, Corporate Governance, Operational Strategy and Financial Performance. In: SOUTHWEST DECISION SCIENCES INSTITUTE, 38., 2007, San Diego. Proceedings [...]. San Diego: Decisions Science Institute, 2007.
NIEDERLE, P. A.; SANTOS, R. S. P. dos; MONTEIRO, C. F. Interpretações institucionalistas sobre as transformações dos capitalismos brasileiros. Revista Brasileira de Sociologia, Porto Alegre, v. 9, n. 22, p. 9-44, maio/ago. 2021.
NISSAN. Annual reports. [S. l.]: Nissan, 1998-2012. Disponível em: https://www.nissan-global.com/EN/IR/LIBRARY/. Acesso em: 10 dez. 2023.
NÖLKE, A.; CLARR, S. Varieties of Capitalism in Emerging Economies. Transformation: Critical Perspectives on Southern Africa, [s. l.], v. 81-82, p. 33-54, 2013.
NÖLKE, A. In search of institutional complementarities: Comparative Capitalism and economic policy reform. Journal of Economic Policy Reform, London, v. 24, n. 4, p. 405-412, Sept. 2021.
OLSEN, W. Triangulation in social research: qualitative and quantitative methods can really be mixed. Developments in sociology: an annual review, [s. l.], v. 20, p. 103-118, 2004.
PARSONS, T.; SMELSER, N. Economy and Society: a study in the integration of economic and social theory. Glencoe, IL: The Free Press, 1956.
REHDER, R. R.; THOMPSON J. K., Nissan U.K.: The Japanese transplant beachhead in Europe. The Columbia Journal of World Business, [London], v. 29, n. 3, p. 92-106, 1994.
SILVA, L. B. Estratégias Operacionais da Nissan em Resende, RJ: tendências no contexto das cadeias globais de valor. 2018. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.
STEVENS, M.; FUJIMOTO, T. Nissan: From the Brink of Bankruptcy. In: FREYSSENET, M. (ed.). The Second Automobile Revolution. London: Palgrave Macmillan, 2009. p. 95-111.
STREECK, W. Rejoinder: on terminology, functionalism, (historical) institutionalism and liberalization. Socio-Economic Review, Köln, n. 3, p. 577-587. 2005.
WHITE, H. Where do markets come from? American Journal of Sociology, Chicago, v. 87, n. 3, p. 517-547, Nov. 1981.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo o conteúdo da revista, exceto onde indicado de outra forma, é licenciado sob uma atribuição do tipo Creative Commons BY.
O periódico Caderno CRH on-line é aberto e gratuito.