CORPORAÇÕES, ESTRATÉGIAS E INSTITUIÇÕES: uma análise da Nissan no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.58699

Palavras-chave:

Estratégia Corporativa, Inovar-Auto, Instituições, Nissan, Setor Automotivo

Resumo

Este artigo analisa a trajetória da Nissan com o propósito de avançar na construção de um modelo de análise das estratégias tendenciais de lucro das Original Equipment Manufacturers (OEMs) automotivas, as quais vêm passando, nas últimas décadas, por um profundo processo de desverticalização da manufatura e de reestruturação do seu modelo de negócios. A questão de fundo a ser respondida é entender como processos de inovação e diversificação de produtos são definidos e incluídos no âmbito das estratégias de lucro das corporações automotivas e de que forma isso se coaduna com a restruturação do mercado automotivo. Os resultados apontam que as multinacionais automotivas não se reorganizam e não se valem das mesmas estratégias de ação e que elas, em contextos de regulação institucional, como na fase de vigência do programa Inovar-Auto no Brasil, demonstram capacidade de se adaptar às conjunturas e regras locais.

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Biografia do Autor

Raphael Jonathas da Costa Lima, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Professor associado III do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É bolsista de produtividade (PQ2) do CNPq. Coordena o Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF) e o Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN) (www.brainautomotive.org). Atua nos seguintes temas: instituições e desenvolvimento regional; estratégias corporativas; indústrias automotiva e siderúrgica; trabalho e sindicato. Organizador do livro Sul Fluminense: laboratório do capitalismo brasileiro (Editora Appris, 2022) (com Cristiano Monteiro). Também é autor dos artigos “Forjando a Política Automotiva Brasileira: incumbentes e desafiantes na construção do programa Inovar-Auto” (Revista pós-Ciências Sociais (2021) (com Rafael Carvalho dos Santos) e “Trabalhando sem a Ford: política industrial e ação corporativa em São Bernardo do Campo” (Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2021) (com João Assis Dulci).

João Assis Dulci, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Professor adjunto II do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCSO/UFJF), membro do Grupo de Estudos em Desenvolvimento do Sul Fluminense (GEDESF) e do Brazilian Research in Auto Industry (BRAIN) (www.brainautomotive.org). Coordena o projeto “Investimentos estrangeiros diretos no setor automobilístico no Brasil: um esforço de categorização do conceito de greenfields”. Atua nas áreas de Sociologia Econômica e Sociologia do Trabalho, com foco em relações corporativas, análises institucionais, desenvolvimento regional, indústria automotiva e relações de trabalho. É autor de A nova república em crise (2020, editora Appris), além dos artigos “Crise, emprego e renda na indústria automotiva: os casos do sul fluminense, Camaçari e grande ABC paulista em perspectiva comparada” (Revista de Sociologia e Antropologia da UFRJ, 2021), “Trabalhando sem a Ford: política industrial e ação corporativa em São Bernardo do Campo” (Revista Brasileira de Ciências Sociais, 2021) (com Raphael Lima), “A trajetória da indústria automotiva no México: uma entrevista com Jorge Carrillo Viveros” (com Raphael Lima, publicado na Revista Política e Trabalho da UFPB em 2023), entre outros.

 

CONTRIBUIÇÃO DE AUTORIA:

Raphael Jonathas da Costa Lima – Conceitualização, investigação, administração do projeto, supervisão, validação, escrita – esboço original, escrita – revisão e edição.

João Assis Dulci – Conceitualização, investigação, supervisão, metodologia, escrita – esboço original, escrita – revisão e edição.

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Publicado

2024-10-17

Como Citar

Jonathas da Costa Lima, R. ., & Assis Dulci, J. . (2024). CORPORAÇÕES, ESTRATÉGIAS E INSTITUIÇÕES: uma análise da Nissan no Brasil. Caderno CRH, 37, e024018. https://doi.org/10.9771/ccrh.v37i0.58699

Edição

Seção

Dossiê 2