COALIZÕES DE DEFESA NA POLÍTICA DE TRANSPORTE MARÍTIMO DE CARGAS NO BRASIL: privatização, descentralização e abertura para o capital estrangeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.55996

Palavras-chave:

Processo decisório, Coalizões de defesa, Transporte Marítimo, Mudanças em políticas públicas

Resumo

A questão central foi a seguinte: como e quais coalizões de defesa incidiram sobre a Política no período estudado e quais foram as crenças e os valores delineadores dessas coalizões? O trabalho dialogou com o Modelo de Coalizão de Defesa. Definiu-se o quadro de caracterização das coalizões a partir de três crenças centrais da política: centralizar ou  descentralizar as decisões sobre concessões e gestão orçamentária dos recursos oriundos da atividade marítima mercantil; exploração dos serviços vinculados ao setor pelo poder público ou pela iniciativa privada; abertura ou não da participação de capital estrangeiro na  exploração portuária e de navegação (Campos de Oliveira, You e Coelho, 2021). Em  sequência, determinou-se três momentos para realizar um estudo comparado diacrônico: a ditadura civil-militar (1964/85), a referência para comparação aos demais períodos; o processo constituinte de 1987/88 (T1); e a Lei de Modernização dos Portos (T2). Ao final, o trabalho identificou a Coalizão Industrial Nacional Corporativa como dominante no  subsistema da política. Foi possível identificar maior conflito na tentativa de reforma  realizada em 1993, sem potencial, entretanto, para gerar mudanças significativas na política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henrique Campos Oliveira, UNIFACS

Doutor, 2020, e Mestre, 2011, em Ciências Sociais pelo Programa
de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou
doutorado sanduíche na University of Colorado (UC) na School of Public Affaris (SPA) em 2018.2.
Graduado em Negócios Internacionais pela Universidade Salvador (Unifacs) em 2008. Atualmente, é
professor do Mestrado em Administração e Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e
Urbano, ambos da Unifacs. É líder do Grupo de Pesquisa em Relações Internacionais, Políticas Públicas
e Governo. Atua nas áreas de Comércio Internacional, Logística e políticas para o desenvolvimento.

Alvino Sanches Filho, Universidade Federal da Bahia - UFBA

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo/USP. Professor do Departamento de Ciência Política, do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e do Programa de Pós-graduação em Ciência Política, do qual é o atual coordenador. Pesquisador vinculado ao Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades/CRH da UFBa. Coordenador do grupo de pesquisa “Instituições políticas e políticas públicas”/CNPq.

Referências

BNDES. Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico Social. 2012. Relatório Consolidado: Análise e Avaliação da Organização Institucional e da Eficiência de gestão do Setor Portuário Brasileiro. Ano 2012. Booz & Company do Brasil Consultores Ldta, Verax Consultoria ee Projetos, Logit engenharia Consultiva e Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados.

BROOKS, M. R., CULLINANE, K. P. B., & Pallis, A. A. (2017). Revisiting port governance and port reform: A multi-country examination. Research in Transportation Business & Management, 22, 1-10. doi:10.1016/j.rtbm.2017.02.005

CAMPOS DE OLIVEIRA, Henrique Campos; YOU, Jongeun; COELHO, André Pires. Governing coalitions and key performance indicators of port governance. Maritime Transport Research, v. 2, p. 100023, 2021.

COCCO, Giuseppe; SILVA, Gerardo (Org.). Cidades e Portos: os espaços da globalização. Rio de Janeiro: Dp&a, 1999.

DOCTOR, Mahrukh. Business-State Relations in Brazil: Challenges of the Port Reform Lobby. New York: Routledge, 2017.

GALVÃO, Cassia Bömer. Política de Desenvolvimento Portuário Brasileiro: uma abordagem multidimensional do período 1993-2013. 2017. 463 f. Tese (Doutorado) - Curso de Doutorado em Ciências Sociais, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: <https://tede2.pucsp.br/bitstream/handle/19681/2/Cassia Bömer Galvão.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2018.

JENKINS-SMITH, H.; NOHRSTEDT, D.; WEIBLE, C. M.; INGOLD, K. The Advocacy Coalition Framework: An Overview of the Research Program. In: WEIBLE, C. M.; SABATIER, P. A. (Eds.). Theories of the Policy Process. New York: Westview Press, 2017, 4. ed

JENNIE LITVACK (Eua). Columbia University (ed.). What is Decentralization? 2019. Contato responsável: Jennie Litvack. Disponível em: http://www.ciesin.org/decentralization/English/General/Different_forms.html. Acesso em: 18 jun. 2019.

LANGEN, Peter W. Stakeholders, Conflicting Interests and Governance in Port Clusters. In: Brooks, Mary r.; Cullinane, Kevin. Devolution, port governance and port performance. Amsterdan: Elsevier, 2007. P. 457-477.

LEIFELD, P., JOHANNES B. GRUBER, and BOSSNER, F. R. Discourse Network Analyzer Manual. https://github.com/leifeld/dna/releases/download/v2.0-beta.24/dna-manual.pdf.2018

LITVACK, J. (2019). What is Decentralization? Center for International Earth Science Information Network. Retrieved from: http://www.ciesin.org/decentralization/English/General/Different_forms.html

MONIÉ, F.; VIDAL, Soraia Maria do S. C. Cidades, portos e cidades portuárias na era da integração produtiva. Revista de Administração Pública, v. 40, n. 6, 2006. doi:10.1590/S0034-76122006000600003.

MONIOS, J.; WILMSMEIER, G. Between path dependency and contingency: New challenges for the geography of port system evolution. Journal of Transport Geography, v. 51, 2016. doi:10.1016/j.jtrangeo.2016.01.008

NOTTEBOOM, T., & RODRIGUE, J. (2012). The corporate geography of global container terminal operators. Maritime Policy and Management, 39(3), 249-279. doi:10.1080/03088839.2012.671970

OLIVEIRA, Henrique Campos de. A Política Portuária no Brasil no recente contexto democrático: A quiçá de um consenso em prol do desenvolvimento. In: SOUZA, Cláudio André de; NETO, Jaime Barreiros. (Org.). DemocraciaBR: o momento político. Salvador: Faculdade Baiana de Direito. 2015.

SABATIER, Paul A.; JENKINS-SMITH, Hank C. Policy change and learning: an advocacy coalition approach. Oxford: Westview Press, 1993.

SANTOS, F. G. Dinâmica congressual e regulação econômica: O caso da lei portuária. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 13, n. 34, 1997

SANTOS, Iris Gomes dos. Segurança Pública no Brasil: uma análise institucional.1/ ed. Belo Horizonte/MG. Fino Traço. 2022.

SLACK, B.; STARR, J.T. Ports as gateways: a traditional concept revisited in 5 ème Conférence Internationale Villes et Ports, AIVP, Dakar, 1999.

VERHETSEL, Ann; SEL, Steve. World maritime cities: from which cities do container shipping companies make decisions?. Transport Policy, [S.L.], v. 16, n. 5, p. 240-250, set. 2009. Elsevier BV. http://dx.doi.org/10.1016/j.tranpol.2009.08.002.

WEIBLE, C. M.; INGOLD, K.; NOHRSTEDT, D.; HENRY, A. D.;JENKINS‐SMITH, H. C. Sharpening advocacy coalitions. Policy Studies Journal, 2019 doi:10.1111/psj.12360.

Downloads

Publicado

2023-12-22

Como Citar

Oliveira, H. C., & Sanches Filho, A. (2023). COALIZÕES DE DEFESA NA POLÍTICA DE TRANSPORTE MARÍTIMO DE CARGAS NO BRASIL: privatização, descentralização e abertura para o capital estrangeiro. Caderno CRH, 36, e023038. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.55996

Edição

Seção

Dossiê 2