ABRAÇO ANTROPOLÓGICO: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na Antropologia

Autores

  • María Elena Martínez-Torres Universidade Federal da Paraiba
  • Patrícia dos Santos Pinheiro Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-5366-3447
  • Karuá Tapuia-Tarairiú Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Palavras-chave:

Ensino de Antropologia, Diálogo de saberes, Ensino remoto

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar considerações teóricas e metodológicas acerca das estratégias de ensino em Antropologia, tomando como base os debates desenvolvidos ao longo do curso “Transformação, corporeidade e afeto na criação do conhecimento acadêmico em tempos de crise”, seminário especial vinculado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e realizado no primeiro semestre de 2020 em formato remoto devido à pandemia de covid-19. Refletindo sobre as possibilidades investigativas que surgem a partir do reconhecimento das afetividades e da aproximação com outras formas de saber, apresentamos um relato descritivo e propositivo sobre a experiência deste curso, no qual implementamos e debatemos metodologias que levam em consideração esses aspectos tanto na sala de aula como no trabalho de campo. Como resultados, destacamos que o espaço de formação acadêmica baseado na experimentação de percepções, reflexões e partilhas que aproximem conhecimentos acadêmicos formais e métodos de educação populares se mostrou como uma possibilidade profícua, sempre em construção, de reflexão crítica e dialógica.

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Biografia do Autor

María Elena Martínez-Torres, Universidade Federal da Paraiba

Doutora em Estudos Latino-americanos pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professora-pesquisadora do Centro de Pesquisa e Estudos de Pós-graduação em Antropologia Social, Campus Sudeste (Ciesas Sureste) no Chiapas, México. Professora visitante no Departamento de Ciências Sociais na Universidade Federal de Paraíba, Brasil. Associada no Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA). Desenvolve pesquisa acerca de estratégias que atores sociais situados utilizam na construção, apropriação, uso, defesa e reconfiguração dos territórios materiais e imateriais a diferentes escalas; e das formas que a educação é parte da criação e defesa da autonomia territorial numa comunidade tsotsil dos Altos de Chiapas. Sua mais recente publicação: PALITOT, E. M.; MARTÍNEZ-TORRES. M. E. (2022). Procesos territoriales de los potiguara de Paraíba, Brasil. Desacatos. Revista De Ciencias Sociales, (70), 44–59.

Patrícia dos Santos Pinheiro, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade (CPDA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), com doutorado sanduíche na Universidade Cheikh Anta Diop, no Senegal. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e na Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPB. Integrante da Aya Consultoria em arte, cultura e educação e coordenadora do projeto de extensão Histórias de Quilombo, desenvolvendo pesquisas na área de conflitos socioambientais, educação e políticas de reconhecimento quilombola. Integra o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Produção em Antropologia da Imagem e do Som (Leppais) e o grupo de pesquisas Antropoéticas (UFPel). Sua mais recente publicação: SILVA, A. B.; PINHEIRO, P. El lugar de los peritajes antropológicos para derechos territoriales de pueblos indígenas y comunidades afrodescendientes en Brasil. Desacatos (Ciesas), v. 70, p. 30-43, 2022.

Karuá Tapuia-Tarairiú, Universidade Federal de Pernambuco

Mestrando em Antropologia Social pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGA/UFPE), licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Bolsista Capes/DS. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Cultura, Sociedade e Meio Ambiente (GIPCSA PPGA/UFPB) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (PPGA/UFPE), investigando perspectivas indígenas sobre educação, território e etnicidade. Sua mais recente publicação: TAPUIATARAIRIÚ, H. B.; POTIGUARA, J. F., et al. Experiências extensionistas entre a praia e a maré: construção de subsídios para o PGTA Potiguara na aldeia Coqueirinho/Marcação-PB. In: GONÇALVES, A. F.; ANDRADE, M. O.; TORRES, M. E. M.; VILLAR FILHO, O. C. (org.). Relações entre universidades e comunidades: o circuito da dádiva e a sustentabilidade dos territórios. 1. ed. João Pessoa: Editora UFPB, 2021. 204p.

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Publicado

2023-12-20

Como Citar

Elena Martínez-Torres, M. ., dos Santos Pinheiro, P., & Bismark Silva Dantas, H. . (2023). ABRAÇO ANTROPOLÓGICO: reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem na Antropologia. Caderno CRH, 36, e023025. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.53872

Edição

Seção

Dossiê 1