TRAJETÓRIA TUPINAMBÁ NA LUTA PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: o exemplo do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro (CEITP)

Autores

  • Nathalie Pavelic Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí)

DOI:

https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.52282

Palavras-chave:

Tupinambá, Educação escolar indígena, Paulo Freire, Bahia

Resumo

O artigo apresenta o projeto político dos Tupinambá da Serra do Padeiro em relação à educação escolar indígena, que tem requerido reorganização constante, na esteira do esbulho e em conformidade com o objetivo coletivo de proporcionar educação formal às novas gerações como meio de garantia de direitos e melhoria das condições de vida na aldeia. O recorte apresentado aqui contextualiza também a região do sul da Bahia, atentando mais especificamente em momentos chaves da trajetória de luta do povo Tupinambá de Olivença pelo reconhecimento étnico, pelo território e por uma educação diferenciada – com ênfase na comunidade da Serra do Padeiro –, destacando como momentos dessa trajetória se cruzam com o próprio Paulo Freire e a importância do seu trabalho.

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Biografia do Autor

Nathalie Pavelic, Universidade Federal da Bahia (UFBA) / Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí)

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia e em Antropologia e Etnologia pela École des Hautes Etudes em Sciences Sociales (EHESS,França). Pós-doutoranda Capes-Cofecub “Gênero ameaça(N)do”, Laboratoire d’Études de Genre et de Sexualité (LEGS), Paris 8, França. Integra o Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (Pineb/Ufba, Brasil) e ao Grupo de Pesquisa Memória e Identidade: ativismos e políticas (Facom/Ufba, Brasil), desenvolvendo pesquisas entre povos indígenas no Nordeste, em especial os Tupinambá de Olivença, sobre temáticas ligadas à educação escolar indígena, gênero; violências e violações de direitos. Suas mais recentes publicações são: Soando o maracá além das fronteiras: atuação do movimento indígena brasileiro no plano internacional em face da pandemia de Covid-19; Vozes indígenas na imprensa internacional: Covid-19, denúncia de genocídio e apelo à solidariedade”. Em: A gente precisa lutar de todas as formas: povos indígenas e o enfrentamento da Covid-19 no Brasil. Alarcon D. F. & all. (Org.). São Paulo; Rio de Janeiro: Hucitec, 2022.

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Publicado

2023-05-19

Como Citar

Pavelic, N. (2023). TRAJETÓRIA TUPINAMBÁ NA LUTA PELA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: o exemplo do Colégio Estadual Indígena Tupinambá Serra do Padeiro (CEITP). Caderno CRH, 36, e023003. https://doi.org/10.9771/ccrh.v36i0.52282

Edição

Seção

Dossiê 1