“Branca é lésbica e preta é sapatona oh o erro?!":

Um estudo sobre mulheres negras lésbicas e sapatonas em um bairro de Salvador/Ba

Autores

  • Elaine Borges Sousa Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB https://orcid.org/0000-0002-6377-9985
  • Angela Figueiredo Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51679

Palavras-chave:

Lesbianidade, Identidade, Sapatão, Interseccionalidade

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa monografia em Ciências Sociais, onde o tema identidade surgiu, a partir da fala de uma das interlocutoras,  como um dos debates centrais para compreendermos as vivências de lésbicas e sapatonas negras periféricas. Desse modo, o presente trabalho se dedica em analisar a construção de identidades e autoafirmação de mulheres negras sapatonas e lésbicas, a partir de suas experiências no bairro de Pernambués, localizado na cidade de Salvador - Bahia. Através de uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou compreender como a intersecção dos vários marcadores sociais, como o gênero, raça, classe, sexualidade e território, criam lugares sociais, classificações, hierarquias e vulnerabilidades específicas para mulheres negras lésbicas e/ou sapatonas. Nesse processo foi possível identificar narrativas relacionadas a experiência de violências interseccionais, mas também sobre processos de construção de uma identidade referida ao resgate da autoestima e a ressignificação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Borges Sousa, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Sapatona, Cientista Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Mestranda do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais, Cultura, Desigualdade e Desenvolvimento (PPGCS/UFRB),  integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos e Pesquisas em Lesbianidade, Gênero, Raça e Sexualidade (LES) e integrante do Coletivo Angela Davis - Grupo de Pesquisa Ativista em Gênero, Raça e Subalternidades. Lattes.cnpq.br/5519200706656367.

Angela Figueiredo, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) e Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Gênero, Raça e Subalternidade (Coletivo Angela Davis) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Étnicos e Africanos da Universidade Federal da Bahia (POSAFRO/UFBA) e do (PPGNEIM/UFBA). Integrante do Fórum Marielle. Lattes.cnpq.br/6332981346537949.

 

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Sousa, E. B. ., & Figueiredo, A. . (2023). “Branca é lésbica e preta é sapatona oh o erro?!":: Um estudo sobre mulheres negras lésbicas e sapatonas em um bairro de Salvador/Ba. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 6–27. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51679

Edição

Seção

Artigos