Pessoas com deficiência, roupa e autoestima:

Quando a (falta de) representatividade toca os afetos

Autores/as

  • Vanessa dos Santos da Conceição Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Maria Salete de Souza Nery Universidade Federal do Recôncavo da Bahia https://orcid.org/0000-0002-7723-2243

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51957

Palabras clave:

Deficiência, Autoestima, Roupa, Representatividade, Afetos

Resumen

Esse artigo discute a relação entre imagem social, autoimagem e autoestima a partir da relação entre a pessoa com deficiência, a roupa e a questão da representatividade. Uma imagem social e autoimagem negativas impactam a percepção a respeito do que se pode usar, quando e onde, podendo gerar sentimentos de inadequação e vergonha. Tais sentimentos se acentuam na medida em que não se encontra ou se encontram poucas referências positivas nas quais é possível se apoiar (representatividade), como ocorre com as pessoas com deficiência. Uma vez que depoimentos publicados nas redes sociais apresentaram a relação com a roupa como um tema recorrente, investigamos o projeto de resistência #pcdsnacapa, que reconstrói capas de revistas, mas com pessoas com deficiência como personagens centrais. O que pudemos perceber é a agência de pessoas na busca por representatividade e mudança na imagem social e autoimagem e o lugar que a roupa desempenha nesse processo como instrumento não apenas de expressão de si, mas também de reconstrução de si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa dos Santos da Conceição, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Vanessa dos Santos da Conceição é Mestranda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Integra o grupo de pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB). Bolsista Capes.

Maria Salete de Souza Nery, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Salete Nery é docente da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde é credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS). É credenciada também junto ao Programa de Pós-Graduação em Memória, Linguagem e Sociedade da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (PPGMLS/UESB). É doutora em Ciências Sociais. Líder do Grupo de Pesquisa Corpo, Socialização e Expressões Culturais (ECCOS/UFRB) e membro do Grupo de Pesquisa Cultura, Memória e Desenvolvimento (CMD/UnB).

Publicado

2023-06-21

Cómo citar

Conceição, V. dos S. da ., & Nery, M. S. de S. . (2023). Pessoas com deficiência, roupa e autoestima:: Quando a (falta de) representatividade toca os afetos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 108–133. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.51957

Número

Sección

Artigos