Uma nova "casa dos homens"?
O gênero em questão nos grupos terapêuticos masculinos
DOI:
https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49945Palabras clave:
Masculinidades, Desigualdades, Gênero, FeminismosResumen
As masculinidades tem sido colocadas em questão no mundo contemporâneo, principalmente a masculinidade tradicional ou hegemônica, historicamente cultuada em nossa sociedade. Uma das arenas na qual essa reflexividade tem sido exercida é o universo dos grupos de homens ou grupos masculinos terapêuticos que tem se constituído como uma nova “casa dos homens” em que a condição masculina tem sido discutida à luz de perspectivas psicologizantes ou espiritualistas. Este artigo aborda esses grupos de forma crítica, questionando, a partir de relatos de pesquisa realizada durante a pandemia, em que medida o problema das desigualdades de gênero – tema associado às agendas feministas – tem conseguido adentrar estas iniciativas dirigidas por eles para eles.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.