Uma nova "casa dos homens"?

O gênero em questão nos grupos terapêuticos masculinos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49945

Palavras-chave:

Masculinidades, Desigualdades, Gênero, Feminismos

Resumo

As masculinidades tem sido colocadas em questão no mundo contemporâneo, principalmente a masculinidade tradicional ou hegemônica, historicamente cultuada em nossa sociedade. Uma das arenas na qual essa reflexividade tem sido exercida é o universo dos grupos de homens ou grupos masculinos terapêuticos que tem se constituído como uma nova “casa dos homens” em que a condição masculina tem sido discutida à luz de perspectivas psicologizantes ou espiritualistas. Este artigo aborda esses grupos de forma crítica, questionando, a partir de relatos de pesquisa realizada durante a pandemia, em que medida o problema das desigualdades de gênero – tema associado às agendas feministas – tem conseguido adentrar estas iniciativas dirigidas por eles para eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alberto Luis Araujo Silva Filho, UnB/Doutorando

Professor voluntário da Universidade de Brasília. Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação do Instituto de Ciências Sociais da UnB, sendo bolsista pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e realizando trabalho na linha de pesquisas Feminismo, Relações de Gênero e Raça. Concluiu o mestrado também no PPGSOL, em 2021, com bolsa CAPES. É membro do Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero, parte do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM/UnB); graduado no Bacharelado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (2018); integrante do Grupo de Estudos sobre Retóricas do Poder e Resistências (GERPOR/SOL/UnB) e do Grupo de Pesquisas sobre Instituições e Políticas Públicas (CNPq/UFPI), na linha de investigações sobre teoria política contemporânea (DOXA), e associado ao Grupo de Estudos sobre Hannah Arendt do PPGFIL/UFPI. Coordena, junto à outros integrantes, a plataforma Mulher Eleita Já, que mapeia candidaturas políticas femininas pelo Brasil. Foi editor-chefe da Pós - Revista Brasiliense da Pós Graduação em Ciências Sociais. Tem interesse e/ou experiência nas seguintes linhas de pesquisa: estudos sobre gênero e sexualidade, estudos sobre masculinidades, psicologia social, colonialismo e lutas anticoloniais e movimentos sociais.

Downloads

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Filho, A. L. A. S. . (2023). Uma nova "casa dos homens"? : O gênero em questão nos grupos terapêuticos masculinos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(4), 28–57. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i4.49945

Edição

Seção

Artigos