Um acontecimento enunciativo digno de nota: a audiência pública sobre descriminalização do aborto no STF

Autores/as

  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda IFMG

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31935

Palabras clave:

Descriminalização do aborto, audiência pública, enunciação, cena enunciativa, hierarquia de saberes

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir a abordagem dada à descriminalização do aborto na audiência pública convocada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema. O texto toma como amostra as falas de duas representantes do Ministério da Saúde que foi convidado a compor a sequência de debates da audiência e analisa os dizeres a partir da composição da cena enunciativa, proposta teórica do quadro da Semântica da Enunciação. Observa-se que a distribuição de papéis de enunciador nessa cena privilegia a construção de uma versão técnico-científica dos casos de aborto no Brasil em detrimento de uma crítica social a respeito da ilegalidade da prática, ratificando o que se entende por hierarquia de saberes, segundo define Ribeiro (2017). Abre-se, portanto, o questionamento se um tema eminentemente feminino esteja sendo contemplado de modo sensível às especificidades de gênero, isto é, de modo sensível às particularidades do que significa ser mulher na sociedade brasileira, inclusive, com as variáveis socioeconômicas da questão.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, IFMG

Professora de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), foi coordenadora da área de Língua Portuguesa (CODALIP) do IFMG Campus Ouro Preto (2017-2019). Atua no Ensino Médio Técnico Integrado, no Ensino Técnico, no Superior e na Pós-Graduação em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica (POS-LIP) . É Doutora (2013) em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da UFMG, Mestra (2009) também em Linguística pela mesma instituição, sendo ambas as formações na área de Linguística Teórica e Descritiva. É licenciada em Letras Português-Francês pela Faculdade de Letras da UFMG. Tendo especial interesse pelo estudo da língua em uso e pelo ensino de gramática de forma crítica e contextualizada, suas principais reflexões inserem-se no campo de interface entre a materialidade linguística e enunciação.

Publicado

2019-05-30

Cómo citar

Lacerda, P. B. G. (2019). Um acontecimento enunciativo digno de nota: a audiência pública sobre descriminalização do aborto no STF. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(1), 123–143. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i1.31935