Construção de memórias sobre um serviço de referência no atendimento às mulheres em situação de violência e aborto legal no Nordeste brasileiro

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30605

Palabras clave:

serviços de aborto legal, violência sexual, aborto legal, Saúde da mulher, violência contra as mulheres

Resumen

Este artigo tem como objetivo sistematizar informações sobre a história e funcionamento de um serviço especializado no atendimento as mulheres em situação de violência e realização do aborto legal no Nordeste brasileiro. Para tanto, foram realizadas quatro entrevistas semi-estruturadas com profissionais de saúde que atuam nesse serviço. Como resultado, construímos uma sistematização composta por três eixos: 1) História do serviço contada a partir da vivência dos profissionais; 2) Funcionamento do serviço; 3) Atendimento as mulheres que demandam pelo aborto previsto em lei. Com este estudo, foi possível refletir sobre o potencial dos serviços especializados no atendimento a mulheres em situação de violência e aborto legal como instrumento de garantia do direito das mulheres em casos de estupro, na medida em que a existência de profissionais especializados e comprometidos com a temática e de um espaço próprio para realização dos procedimentos fortalece as estratégias de atenção integral e humanizada para as mulheres que demandam por essa atenção.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Keila Jeremias da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades-GEMA/UFPE.

Jorge Lyra, Universidade Federal de Pernambuco

Professor dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É um dos fundadores do Instituto Papai; Psicólogo e Bacharel em Psicologia pela UFPE (1993), mestre em Psicologia Social pela PUCSP (1997) e doutor em Ciências (Saúde Pública) pela FIOCRUZ/ CPqAM/ NESC, com estágio de doutorando no exterior (PDDE/Capes) na Universidad Autonoma de Barcelona (2008). Líder do grupo de pesquisas do CNPq Gênero e masculinidades - Gema/UFPE. Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão na área de Psicologia Social e Saúde Pública atuando principalmente nos seguintes temas: feminismos, teorias de gênero, homens e masculinidades, paternidades, juventudes, saúde, direitos sexuais e direitos reprodutivos, análise de políticas e movimentos sociais, saúde mental, racismo e desigualdades raciais.

Arles Monaliza Rodrigues Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Mestranda em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE; Pesquisadora do Núcleo de Pesquisas em Gênero e Masculinidades GEMA/UFPE.

Publicado

2019-12-28

Cómo citar

da Silva, J. K. J., Lyra, J., & Nascimento, A. M. R. (2019). Construção de memórias sobre um serviço de referência no atendimento às mulheres em situação de violência e aborto legal no Nordeste brasileiro. Cadernos De Gênero E Diversidade, 5(3), 98–114. https://doi.org/10.9771/cgd.v5i3.30605

Número

Sección

Dossiê