(Inter) AÇÕES AFIRMATIVAS: Formação de professores para a decolonização do conhecimento

Autores/as

  • Jessica Santana Bruno Universidade Federal da Bahia http://orcid.org/0000-0001-5561-8105
  • Cláudio Orlando Costa do Nascimento Universidade Federal da Bahia/ Universidade Federal do recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26172

Palabras clave:

Decolonização do conhecimento, Universidade, Ações afirmativas.

Resumen

O diálogo aqui proposto visa discutir os processos de continuidade da colonização na esfera epistemológica e as vinculações dessa realidade à formação dos indivíduos de grupos sociais historicamente marginalizados (negras/os, indígenas, oriundas/os de bairros periféricos, pequenas cidades do interior) que atualmente estão acessando as Universidades a partir das políticas e ações afirmativas. A nova realidade dessas Instituições evidencia a necessidade de estratégias de formação que atendam as necessidades de transformação, que altere suas ações de maneira a acolher e afiliar essas/esses novas/os estudantes. Nesse sentido, este estudo apresenta abordagens de caminhos epistemológicos apontados por intelectuais engajados nos movimentos de transformações sociais, visando contribuir para a construção de processos formativos emancipatórios, a partir das teorias decoloniais que refletem as continuidades e as descontinuidades das relações coloniais imperiais na estrutura sociocultural, com um olhar mais aprofundado para as Universidades e as epistemologias produzidas e reproduzidas nos currículos e formações nessas instituições.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jessica Santana Bruno, Universidade Federal da Bahia

Graduada em Licenciatura em História pela Universidade Federal do Recôncavo do Bahia (UFRB). Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPEISU). Possui experiência nas áreas de currículo, formação, interdisciplinaridade, gênero, sexualidade e violência. Atua como professora voluntária do Curso Pré-vestibular Conexão para o Futuro, ofertado pela Associação Institucional de Defesa de direitos e Garantias Constitucionais e Infra Constitucionais da região do Recôncavo. Desenvolveu durante sua graduação trabalhos e projetos voltados para o enfrentamento da violência contra a mulher. Foi integrante bolsista do programa de Educação Tutorial Conexão de Saberes- UFRB e Recôncavo em Conexão, onde desenvolveu pesquisas e produções interdisciplinares sobre currículo, formação e valorização cultural do Recôncavo.

Cláudio Orlando Costa do Nascimento, Universidade Federal da Bahia/ Universidade Federal do recôncavo da Bahia

Professor/Pesquisador do Centro de Estudos Interdisciplinares em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (CECULT) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Curso Bacharelado Interdisciplinar em Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (BICULT-CECULT); Docente Permanente do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (NEAB Recôncavo-CAHL) e do Mestrado Acadêmico Estudos Interdisciplinares sobre Universidade (EISU) do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA). Doutor em Educação (Faculdade de Educação-FACED-UFBA). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Formação, Currículo e Cultura FORCCULT (UFRB); Membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro NEAB-Recôncavo (UFRB); e do Grupo de Pesquisa FORMACCE em Aberto (FACED-UFBA). Membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência - SBPC; e Membro da Associação Brasileira de Pesquisa (Aut)Biográfica, BIOGRAPH, Brasil. Coordenador de Políticas Afirmativas (2006-2011), na Pró-Reitoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (PROPAAE/UFRB), Coordenador do Programa Conexões de Saberes (2007-2011); Assessoria Especial da Reitoria da UFRB para assuntos de Expansão Universitária, implantação do CECULT (2011-2013); Vice-diretor e Assessor do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas-CECULT-UFRB-Santo Amaro-BA (2013-2015); Coordenador do Mestrado Profissional em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas -NEAB Recôncavo-CAHL(2016); Consultor Ad Hoc (2011-2016 SESu/MEC); Membro da Comissão Nacional de Avaliação do PET, Tutor do Programa de Educação Tutorial - PET ( 2011-2016 SESu-MEC); foi Coordenador/Formador na Gestão em Rede do Movimento de Intercâmbio Artístico-Cultural pela Cidadania - MIAC; Coordenador no Arabobô - O corpo da diversidade Festival Cultural no Ilê Axé Opó Afonjá; foi Assessor Legislativo na Câmara Municipal de Salvador; Assessor Legislativo na Assembléia Legislativa da Bahia ALBA-BA, e na Gestão Munucipal da Política de Cultura e Educação em Mutuípe-BA . Atua e produz nas áreas de Educação, Currículo e Cultura, inspirado nas abordagens (Auto) Biográficas, Multirreferenciais, Interculturais e Interdisciplinares; com ênfase em Epistemologias e Formação; Linguagens Artístico-Culturais e Tecnologias Aplicadas; Cidade, Cotidiano e Cidadania; Universidade, Diversidade, Ações Afirmativas e Educação Inter-racial.

Publicado

2018-06-12

Cómo citar

Bruno, J. S., & Nascimento, C. O. C. do. (2018). (Inter) AÇÕES AFIRMATIVAS: Formação de professores para a decolonização do conhecimento. Cadernos De Gênero E Diversidade, 4(2), 41–56. https://doi.org/10.9771/cgd.v4i2.26172

Número

Sección

Artigos