A pornografia consumida pelas mulheres

usos e Gratificações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.49790

Keywords:

Pornografia, Usos e Gratificações, Estudo de Recepção, Mulheres, Teoria Fundamentada em Dados

Abstract

The internet and the domestication of pornography opened up an important space for women to chronically consume gender, especially in light of the most recent movements that privilege the perspective of preferences, pleasure and female aesthetics in pornography. From the profusion of this new dynamic and the consolidation of a captive target audience, emerged our interest in women's understanding of the “Uses and Gratifications” of pornography. Our investigation unveiled here is an inductive-qualitative study approached by the Grounded Theory, which privileged the reasons, uses and gratifications of pornography consumption by women. Conducting 13 in-depth interviews, we describe here two of the main reasons for receiving this product, 1. Counseling and Learning and 2. Mood Management. With the deductive examination of the concepts arising from the substantive data, we formulate our theoretical hypothesis of the phenomenon of interest.

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Author Biographies

Raquel Ferreira, Universidade Federal de Sergipe

Professora Associada da Universidade Federal de Sergipe UFS, atuando na graduação e no programa de pós-graduação em Comunicação Social. Publicitária, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo (2003), doutora pela Universidade Nova de Lisboa com sanduíche na Universidade de Leeds, Inglaterra (2011), e pós-doutora pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa (2017). Tem experiência na área de Sociologia Aplicada, trabalhando com os temas das Teorias da Comunicação, Pesquisa Aplicada, Estudos da Audiência e Recepção, Comunicação e Saúde, Ética e Legislação Publicitária, Planejamento e Comunicação Integrada. Seu campo de estudo está circunscrito na dinâmica de interação do indivíduo com os meios de comunicação ou outro contexto social mediado por plataformas comunicacionais, conformando o nexo da produção das mensagens e seu consumo. Dentre diversos artigos e capítulos de livros, publicou dois livros, Telenovelas Brasileiras e Portuguesas: Padrões de Audiência e Consumo, editora EDISE (EDITAL FAPITEC/SE/FUNTEC/SEGRASE Nº 10/2014 - PROGRAMA DE AUXÍLIO AO PESQUISADOR PARA PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS); e Casos do Cotidiano: o discurso da Publicidade em Revista, pela editora UFS (EDITAL 001∕2019 PROGRAMA EDITORIAL DA UFS), ambos resultados de editais de financiamento com conselho editorial. Foi pesquisadora do CIMJ - Centro de Investigação Media e Jornalismo da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCSH) da Universidade NOVA de Lisboa, é pesquisadora do CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL) e coordena o RECEPCOM - Grupo de estudos da produção e recepção Midiática UFS∕CNPq

Marília Souza Santos, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Sergipe (UFS), graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Federal de Sergipe.

Published

2022-10-18

How to Cite

Ferreira, R., & Santos, M. S. (2022). A pornografia consumida pelas mulheres : usos e Gratificações. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 177–198. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.49790

Issue

Section

Artigos