Instrumentalização política e econômica da sexualidade:

uma ferramenta de hegemonia de classe, à luz da teoria de Michel Foucault

Authors

DOI:

https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.38858

Keywords:

Biopoder, Sexo, Sexualidade, Degenerescência, Corpo

Abstract

Este estudo tem como objeto a possível instrumentalização da sexualidade à luz de interesses políticos e econômicos, a partir da consideração da teoria de Michel Foucault. Trata-se de um artigo que tem como objetivo contribuir com elucidações, considerando-se a seguinte pergunta problema: em que medida a sexualidade pode ser considerada um instrumento político e econômico hegemônico de uma classe social sobre as outras, a partir de Michel Foucault? Para respondê-la, inicialmente, analisou-se os mecanismos de poder centrados na vida, tratando-se do Poder Disciplinar, Biopolítica das Populações e da era do Biopoder, conceitos chaves na teoria do filósofo em análise. Em um segundo momento, centralizou-se a discussão sobre as relações de poder no âmbito do sexo, analisando as interações com este, principalmente, a partir da exposição do chamado dispositivo de sexualidade. Por fim, passou-se a analisar a possível instrumentalização da sexualidade por uma determinada classe, à luz de conceitos fundamentais em Foucault, como maximização da vida e Teoria da degenerescência, possibilitando a reflexão sobre a instrumentalização política e econômica da sexualidade, a partir de um viés hegemônico.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Thiago Augusto Galeão de Azevedo, Universidade Federal do Mato Grosso

Professor da Universidade Federal de Mato Grosso - Campus Araguaia; Pós-doutorando em Direito - Universidade de Brasília (UNB); Doutor em Direito - Universidade de Brasília (UNB); Mestre em Direito - Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA); Especialista em Direito Civil - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG); Especializando em Direito Homoafetivo e Gênero - Universidade de Santa Cecília (UNISANTA);Advogado (OAB/MT 26.888-B).

Published

2022-10-18

How to Cite

Azevedo, T. A. G. de. (2022). Instrumentalização política e econômica da sexualidade: : uma ferramenta de hegemonia de classe, à luz da teoria de Michel Foucault. Cadernos De Gênero E Diversidade, 8(3), 6–33. https://doi.org/10.9771/cgd.v8i3.38858

Issue

Section

Artigos