A produção científica sobre as temáticas LGBTQIAP+, HIV/AIDS e educação publicados na América Latina nos últimos 10 anos

Autores

  • Lucas Silva Dantas Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (SP) https://orcid.org/0000-0003-4112-5363
  • Élida Miranda dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

Educação. LGBTQIAP . HIV/AIDS. América-Latina.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo fazer um balanço da produção de artigos envolvendo as temáticas LGBTQIAP+, HIV/AIDS e suas intersecções com a educação, publicados na América Latina, nos últimos 10 anos. Para isso, analisa a produção científica disponível no portal de Periódicos CAPES (2013 – 2022), selecionada a partir dos descritores “Educ and LGBT”, “Educ and HIV”, “Educ and AIDS”. A partir das categorias “concentração de produção”; “eixo temático” e “metodologia”, estas foram analisadas sob a luz do referencial teórico expresso nos trabalhos de Santomé (2011), Paiva (2020), Mbembe (2016) e Sena (2020). Como conclusão da pesquisa é possível afirmar, dentro da plataforma CAPES, que a produção científica sobre as temáticas LGBTQIAP+, HIV/AIDS e educação, encontram-se em sua maioria centradas no contexto brasileiro; sendo publicadas em grande escala nas revistas sobre ciência, educação e saúde; tendo como maioria os eixos temáticos saúde e educação, diversidade sexual e política educacional; utilizando preponderantemente metodologias envolvendo entrevistas e questionários; tendo como foco jovens e professores como os grupos mais analisados; balizando-se de forma majoritária nas contribuições de Judith Butler e Cláudia Pereira Vianna.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Silva Dantas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC (SP)

Lucas Dantas é pesquisadore de Gênero, Sexualidade e Diversidade na Educação. É Doutoranda em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde concluiu o Mestrado com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É licenciade em Letras-Português pelo Instituto Singularidades (IS), onde atua como professore na Pós-Graduação em Inclusão Escolar e Diversidade: Questões Conceituais e Instrumentalização de Práticas, na Pós-Graduação em Psicopedagogia: Práticas Educacionais e Contextos da Educação e na na Pós-Graduação em Psicopedagogia EAD. Atualmente compõe a Associação dos Pós-Graduandos da PUC São Paulo coordenando a Comissão da Diversidade. Como Educadore e Pesquisadore desenvolve formações sobre Gênero, Sexualidade, Inclusão e Diversidade para escolas, instituições, associações e coletivos.

Élida Miranda dos Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Élida Mirandas dos Santos é doutoranda, mestre em educação e especialista em gestão de políticas públicas , ambos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
Coordenadora executiva do Fundo Positivo e gerente de projetos, atuante no campo dos direitos humanos desde a adolescência, coordenando diversos trabalhos na área. Foi conselheira nacional de juventude por duas gestões representando o Geledés – Instituto da Mulher Negra e coordenadora do projeto de comunicação para os direitos humanos da Fundação Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

Silva Dantas, L. ., & Miranda dos Santos, Élida. (2024). A produção científica sobre as temáticas LGBTQIAP+, HIV/AIDS e educação publicados na América Latina nos últimos 10 anos. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/55368

Edição

Seção

Artigos