A produção científica sobre as temáticas LGBTQIAP+, HIV/AIDS e educação publicados na América Latina nos últimos 10 anos
Keywords:
Educação. LGBTQIAP . HIV/AIDS. América-Latina.Abstract
This research aims to provide an overview of the production of articles involving LGBTQIAP+ themes, HIV/AIDS, and their intersections with education, published in Latin America over the past 10 years. To accomplish this, it analyzes the scientific production available on the CAPES Periodicals portal (2013-2022), selected based on the descriptors "Educ and LGBT," "Educ and HIV," "Educ and AIDS." Using the categories of "production concentration," "thematic axis," and "methodology," the articles were analyzed in light of the theoretical framework expressed in the works of Santomé (2011), Paiva (2020), Mbembe (2016), and Sena (2020). As a conclusion of the research, it is possible to affirm that within the CAPES platform, the scientific production on LGBTQIAP+ themes, HIV/AIDS, and education is mostly focused on the Brazilian context, with a significant number of publications in science, education, and health journals. The majority of articles revolve around the thematic axes of health and education, sexual diversity, and educational policies. The predominant methodologies used involve interviews and questionnaires. The main focus of analysis is on youth and teachers, with a significant influence from the contributions of Judith Butler and Cláudia Pereira Vianna.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Cadernos de Gênero e Diversidade
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 O autor detém os direitos autorais do texto e pode republicá-lo desde que a Cadernos de Gênero e Diversidade seja devidamente mencionada e citada como local original de publicação.
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Para conhecer mais sobre essa licença: <https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/>.
A submissão de trabalho(s) científico(s) original(is) pelos autores, na qualidade de titulares do direito de autor do(s) texto(s) enviado(s) ao periódico, nos termos da Lei 9.610/98, implica na cessão de direitos autorais de publicação impressa e/ou digital à Cadernos de Gênero e Diversidade (CGD), do(s) artigo(s) aprovado(s) para fins da publicação, em um único número da Revista, autorizando-se, ainda, que o(s) trabalho(s) científico(s) aprovado(s) seja(m) divulgado(s) gratuitamente, sem qualquer tipo de ressarcimento a título de direitos autorais, por meio do site da Revista, para fins de leitura, impressão e/ou download do arquivo do texto, a partir da data de aceitação para fins de publicação. Portanto, os autores ao procederem a submissão do(s) artigo(s) à Revista, e, por conseguinte, a cessão gratuita dos direitos autorais relacionados ao trabalho científico enviado, têm plena ciência de que não serão remunerados pela publicação do(s) artigo(s) no periódico.
A Revista encontra-se licenciada sob uma Licença Creative Commons 4.0 Internacional, para fins de difusão do conhecimento científico, conforme indicado no sítio da publicação.
Os autores declaram expressamente concordar com os termos da presente Declaração de Direito Autoral, que se aplicará a submissão caso seja publicada por esta Revista.