Gênero e violência em discurso no YouTube

Autores

Palavras-chave:

Gênero, Cultura, YouTube, Violência, Discurso

Resumo

O objetivo do estudo é analisar e problematizar alguns discursos endereçados às mulheres no YouTube, a partir das questões de gênero. A partir da lente teórica dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos de Gênero, foram analisados fragmentos discursivos encontrados em vídeos do YouTube dos youtubers Júlio Cocielo e Kéfera Buchmann, observando nestes uma proliferação de discursos endereçados a meninas e mulheres carregados de violência de gênero. A mulher é exposta a diferentes tipos de violências, discriminação, julgamento moral, controle do corpo e comportamento. O movimento feminista e os estudos de gênero, podem ser importantes aliados para compreender e problematizar impactos desses discursos na construção de identidades femininas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas da Silva Martinez, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Pedagogo, Especialista em Docência no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Educação. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professor de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Especialista em Dança, Mestra e Doutora em Educação, com estágio pós-doutoral pela UNIMI/Itália. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria.

Downloads

Publicado

2024-03-10

Como Citar

Lucas da Silva Martinez, & Salva, S. . (2024). Gênero e violência em discurso no YouTube. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52659

Edição

Seção

Artigos