Gênero e violência em discurso no YouTube

Autores/as

Palabras clave:

Gênero, Cultura, YouTube, Violência, Discurso

Resumen

O objetivo do estudo é analisar e problematizar alguns discursos endereçados às mulheres no YouTube, a partir das questões de gênero. A partir da lente teórica dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos de Gênero, foram analisados fragmentos discursivos encontrados em vídeos do YouTube dos youtubers Júlio Cocielo e Kéfera Buchmann, observando nestes uma proliferação de discursos endereçados a meninas e mulheres carregados de violência de gênero. A mulher é exposta a diferentes tipos de violências, discriminação, julgamento moral, controle do corpo e comportamento. O movimento feminista e os estudos de gênero, podem ser importantes aliados para compreender e problematizar impactos desses discursos na construção de identidades femininas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lucas da Silva Martinez, Prefeitura Municipal de Santa Maria

Pedagogo, Especialista em Docência no Ensino Superior, Mestre e Doutor em Educação. Pesquisador Associado do Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura. Professor de anos iniciais da Prefeitura Municipal de Santa Maria.

Sueli Salva, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Especialista em Dança, Mestra e Doutora em Educação, com estágio pós-doutoral pela UNIMI/Itália. Professora Associada da Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado

2024-03-10

Cómo citar

Lucas da Silva Martinez, & Salva, S. . (2024). Gênero e violência em discurso no YouTube. Cadernos De Gênero E Diversidade, 9(3). Recuperado a partir de https://periodicos.ufba.br/index.php/cadgendiv/article/view/52659

Número

Sección

Artigos